Dia do Meio Ambiente: fatos sobre o desperdício de comida

Se você leu nossos últimos dois posts aqui no blog, já sabe que na quarta-feira, 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a temática Pensar.Comer.Conservar.

Leia hoje o terceiro e último post que fazemos sobre o assunto, compartilhando informações sobre a PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

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Fatos sobre o desperdício de comida

O impacto do desperdício de comida não é apenas financeiro. Ao se tratar do meio ambiente, o desperdício de alimentos significa também o uso em vão de produtos químicos, como fertilizantes e pesticidas, bem como mais combustível usado para o transporte. Além disso, mais alimentos estragados resultam em maior emissão de metano — um dos gases de efeito estufa que mais contribuem para a mudança do clima. De fato, o efeito estufa do metano é 23 vezes mais potente que o CO2. Assim, a vasta quantidade de comida despejada em lixões contribui significantemente para o aquecimento global.

A cada ano, aproximadamente um terço da comida produzida mundialmente para consumo humano — aproximadamente 1.3 bilhão de toneladas — é perdida ou desperdiçada.

Por ano, consumidores de países ricos desperdiçam quase a mesma quantidade de alimentos (222 milhões de toneladas) que a produção total da África Subsaariana (230 mihões de toneladas).

A quantidade de comida perdida ou desperdiçada anualmente equivale a mais da metade da colheita anual de cereais (2.3 bilhões de toneladas em 2009/2010).

A perda e o desperdício de comida também somam um grande desperdício de outros recursos, como água, terra, energia, mão-de-obra e capital, sem contar a emissão de gases de efeito estufa que contribui para o aquecimento global e a mudança do clima.

Em países em desenvolvimento, a perda de alimentos ocorre especialmente nos estágios iniciais da produção e distribuição dos alimentos, normalmente por restrições financeiras, de técnicas avançadas de gerenciamento na colheita e no armazenamento. Assim, o fortalecimento da cadeia de abastecimento por meio do apoio a agricultores e investimento em infraestrutura, transporte e embalages pode ajudar a reduzir a quantidade de alimentos perdidos.

Em países de média e alta renda, os alimentos são perdidos e desperdiçados principalmente em estágios mais avançados da cadeia de abastecimento. Diferentemente da situação dos países em desenvolvimento, o comportamento de consumidores tem um papel enorme em países industrializados. O estudo também identificou uma falha de coordenação entre atores da cadeia de distribuição como um dos fatores de contribuição.

Nos Estados Unidos, 30% de toda a comida, equivalente a 48.3 bilhões de dólares, é desperdiçada todos os anos. Estima-se que aproximadamente metade da água usada na produção de comida também é desperdiçada, levando em conta que a agricultura é responsável pelo maior consumo de água pela humanidade  (Jones, 2004 cited in Lundqvist et al., 2008).

Estima-se que residências do Reino Unido desperdiçam 6.7 milhões de toneladas de comida todos os anos, o que equivale a cerca de um terço das 21.7 milhões de toneladas adquiridas. Isso significa que aproximadamente 32% de toda a comida comprada no ano não é consumida. A maior parte dela (5.9 milhões de toneladas ou 88%) é atualmente coletada por autoridades locais. Uma grande parte desse desperdício (4.1 milhões de toneladas ou 61%) poderia ser evitada e os alimentos poderiam ter sido consumidos se melhor manejados (WRAP, 2008; Knight and Davis, 2007).

Nos Estados Unidos, os segundos maiores componentes de lixões são resíduos orgânicos, que resultam na maior parte das emissões de metano.

Fontes:
Global Food Losses and Food Waste – FAO, 2011
The environmental crisis: The environment’s role in averting future food crisis  – UNEP, 2009

Dia do Meio Ambiente: consumo responsável

O post de hoje dá continuidade aos conteúdos publicados ontem aqui no blog, referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho com o tema Pensar.Comer.Conservar.

Consumo responsável

A capacidade regenerativa do nosso planeta está se excedendo significantemente, ao passo que a população mundial está produzindo e consumindo mais recursos que nunca. De fato, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, as pessoas estão adquirindo muito mais do que elas realmente precisam e, como resultado, produzindo uma grande quantidade de lixo.

Nossa população crescente coloca tanta pressão sobre o meio ambiente que, hoje em dia, os recursos naturais não são mais tão abundantes como eles costumavam ser. O modo como nós usamos e despejamos recursos não-renováveis está alterando radicalmente os nossos ecossistemas e até mesmo os recursos renováveis do planeta (como água, madeira e peixes) estão rapidamente se exaurindo. Nós alcançamos um ponto crucial em que a qualidade do ar e da água precisa ser melhorada, o nível de produção precisa ser equilibrado e a quantidade de resíduos gerados precisa ser reduzida.

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Consumo sustentável tem tudo a ver com “fazer mais e melhor com menos”, por meio da redução do uso de recursos, degradação e poluição, ao mesmo tempo que melhorando a qualidade de vida de todos.

O consumo massivo de recursos renováveis e não-renováveis contribui para uma perda massiva da biodiversidade. A população mais pobre é a mais afetada por essas mudanças, considerando que ela é diretamente dependente de recursos naturais — como pesca, silvicultura e agricultura de pequeno porte — para subsistência.

A poluição e a sobre-exploração dos recursos do planeta estão cada vez mais comprometendo o nosso bem-estar e qualidade de vida. O planeta não tem condições de continuar percorrendo este caminho. A transição para um estilo de vida mais sustentável é crucial para tornar possível que as futuras gerações tenham acesso a sua parcela justa de recursos.

Há inúmeras possibilidades e formas de mudar hábitos de consumo e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida. Fazer mais com menos é essencial para sustentar os recursos do planeta para a nossa sobrevivência. Mudar os nossos atuais padrões de vida requer que a gente adote soluções inovadoras e criativas sobre a forma que usamos e despejamos os produtos e serviços que temos e consumimos. Isso poderia permitir uma transição para atividades e estilos de vida mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, proteger os recursos naturais do planeta.

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Por isso, oriente as suas ações para uma atividade que promova o consumo sustentável. Desenhe para si um futuro diferente!

Fonte: PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente: Pensar.Comer.Conservar

Hoje, estão acontecendo no mundo todo as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece sempre no dia 5 de junho.

Este ano, o tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente é Pensar.Comer.Conservar. O tema convida a todos a reduzir a pegada alimentar, tornando-se mais consciente do impacto ambiental do desperdício e da perda de comida por todo o ciclo de abastecimento.

O blog Ao Ponto irá abordar este importante tema no post de hoje, amanhã e sexta-feira, compartilhando conteúdos apresentados pela PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

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Pensar.Comer.Conservar.

Pensar.Comer.Conservar é uma campanha contra a perda e o desperdício de alimentos que procura estimular todos a diminuir suas pegadas de carbono. De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), 1.3 bilhões de toneladas de comida são desperdiçados. Este número é equivalente à quantidade de alimentos produzidos em toda a África Subsaariana. Ao mesmo tempo, 1 em cada 7 pessoas do mundo sofre de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças menores de 5 anos morrem de fome.

Devido a estes enormes contrastes entre estilos de vida e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente, o tema deste ano — Pensar.Comer.Conservar — procura prover maiores informações sobre os impactos ambientais das escolhas que você faz em relação à sua comida e, consequentemente, te convida a tornar-se consciente das suas decisões.

Enquanto o planeta tenta nos fornecer a quantidade necessária de recursos para sustentar 7 bilhões de pessoas (um número que chegará a 9 bilhões até 2050), a FAO estima que um terço da produção global de alimentos é perdida ou desperdiçada. O desperdício de comida significa também desperdício de recursos naturais, contribuindo assim para impactos ambientais negativos.

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Quando o alimento é desperdiçado, isso também significa que todos os recursos usados para a produção desse alimento também foram perdidos. Por exemplo: são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite. A emissão de gases de efeito estufa das vacas e por toda a cadeia de abastecimento acabam sendo em vão quando desperdiçamos alimentos.

Tomar decisões conscientes significa, por exemplo, que você pode selecionar alimentos que têm menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos que não usam produtos químicos no processo de produção. Você também pode optar por comprar alimentos produzidos localmente, o que significa que os alimentos não foram importados de outras partes do mundo, assim reduzindo a quantidade de emissões.

Portanto, é importante pensar antes de comer e, assim, ajudar a conservar o nosso meio ambiente.

Campanha criativa contra a fome

Em um mundo capaz de produzir o dobro de alimentos que precisa, 3,5 milhões de crianças morrem de desnutrição todos os anos. E, para provar que podemos tentar reverter esse quadro, sendo um pouco mais solidários, nada melhor que recrutar crianças ainda isentas dos hábitos egocêntricos de nós adultos para provar que é possível ajudar.

Trata-se de uma campanha promovida pela organização Accion Contra El Hambre – ACF Internacional (Ação contra a fome), cujo mote do vídeo diz: “Em um mundo com capacidade para alimentar o dobro de sua população, 3,5 milhões de crianças continuam morrendo por desnutrição aguda a cada ano. Deveríamos aprender”.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6neZ3Sgnzu8]

Fonte: http://razoesparaacreditar.com/como-criancas-reagem-a-um-prato-vazio/ 

Ao completar 20 anos de atuação, Ao Ponto se consolida no mercado nacional

Neste mês de maio de 2013, a Refeições Ao Ponto completa 20 anos de atuação no mercado de alimentação coletiva. O aniversário é comemorado com a ampliação da carteira de clientes, com sete novos restaurantes e milhares de novos consumidores.

Destes novos restaurantes, cinco são do grupo varejista Cia Zaffari e Bourbon, cliente da empresa desde 1999, nas cidades de Passo Fundo e Porto Alegre. Com isso, já são 21 os restaurantes do grupo gaúcho atendidos pela Ao Ponto, em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

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Novo projeto na Cia Zaffari

Outro restaurante recentemente inaugurado, no dia 20/5, fica na Indústria de Vestuário HJ, localizada na cidade catarinense de Brusque. Com ele, são nove as operações da Ao Ponto em Santa Catarina.

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3D do restaurante Ao Ponto na HJ

Também neste mês, no dia 15, foi assinado o contrato entre a Ao Ponto e a Petrobras para fornecimento de todo serviço de alimentação da Refinaria Lubnor, situada na cidade de Fortaleza, Ceará. A Petrobras é um cliente de longa data da Ao Ponto, que desde 2004 vem atendendo contratos de alimentação e operação de máquinas automáticas de conveniência nas refinarias de Mauá e de Cubatão, em SP, e de Canoas, no RS.

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Ocasião da assinatura do contrato na Petrobras. Presentes, da esquerda para a direita: Washington Cardoso, Gerente do Contrato, Carlos Wagner, Gerente de Suporte Operacional, Alexandre Jardim, Gerente Geral da Refinaria, Luis Lawisch, da Ao Ponto, e Ivan Calado, Gerente de SMS.

Inicialmente com atuação regional no mercado gaúcho, onde ainda tem sua matriz, desde 1993 a Ao Ponto vem consolidando seu crescimento. Hoje, é uma das principais empresas de alimentação coletiva do mercado nacional, com forte presença em 11 estados brasileiros, onde mantém filiais. Entre os clientes estão empresas dos setores automobilístico, bebidas, tabaco, estaleiros, metalúrgicas, alimentos, calçados, petroquímica, vestuário, varejo, serviços, elétrico, cosméticos, borracha, refrigeração e energia.

Referência em alimentação, a Ao Ponto se destaca pelo foco na qualidade de gestão, tecnologia, meio ambiente, segurança, pessoas e resultados, o que é comprovado pela obtenção dos certificados ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, além de certificações especiais, como o CRCC conferido pela Petrobras.

Ao Ponto parabeniza as Indústrias

25 de maio é o Dia da Indústria e foi escolhido em memória de Roberto Simonsen, que foi o patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948. Ele foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras.

A Ao Ponto gostaria de prestar homenagem a estas empresas, afinal de contas, são as atividades industriais que dão força para economia e produzem praticamente tudo o que utilizamos no nosso dia a dia. A indústria é responsável pela produção dos produtos que são comercializados e consumidos e por mover grande parte da economia de um país, por isso a relevância de comemorarmos nessa data.

Além disso, servimos diariamente, milhares de refeições ao trabalhadores do setor industrial, e é para nossos clientes que vai o nosso parabéns especial!

Trouxemos um link para que você saiba mais sobre a indústria no Brasil:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-da-industria.php

*Fonte: www.calendarr.com/brasil/dia-da-industria

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Um ano de sucesso do Bourbon Shopping Wallig

Em maio de 2012, publicamos aqui no blog um post sobre a inauguração do restaurante Ao Ponto no Bourbon Shopping Wallig, em Porto Alegre – RS (veja aqui).

Hoje, é com alegria que noticiamos a festa de aniversário do Bourbon Shopping Wallig. A celebração foi realizada no dia 26 de abril, com um bonito evento.

O cardápio ofereceu arroz colorido, feijão, bife ao molho de champignon, filé de frango com molho de nata, batata corada com flocos, salada mix verde, salpicão e pepino colorido.

Também foram colocadas à disposição uma mesa de temperos, com torradinhas e pasta de azeitona, e uma mesa de café com águas aromatizadas.

As sobremesas foram caprichadas: salada de fruta acompanhada de chantilly, torta Marta Rocha e bolo de chocolate.

“Foi um ano de desafios e conquistas. Nós, equipe Ao Ponto no Bourbon Shopping Wallig, ficamos orgulhosos por todos os elogios que recebemos durante o evento, o que nos fez ter certeza da nossa qualidade e bom atendimento e da satisfação do cliente!”, escreveu Luciane Corrêa, colaboradora da Ao Ponto.

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36º Aniversário da Fábrica da Pirelli

Aniversário tem que ter bolo e refrigerante, não é? Por isso, para comemorar o 36º aniversário da Pirelli de Gravataí – RS, no dia 08 de maio, a equipe Ao Ponto providenciou uma bela torta de brigadeiro e Coca-Cola para todos, além de servir mais de 2.000 refeições para os colaboradores da empresa aniversariante.
O cardápio especial teve, ainda, feijão preto, arroz branco, arroz com açafrão, canja de galinha, bife ao molho de nata, filé de frango crocante, massa à carbonara, salada de alface americana, tomate com ricota e manjericão, cenoura com ervilhas e salada de frutas.

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