É hora da natureza

Cinco de junho é Dia do Meio Ambiente, é dia de nos reconectarmos à natureza e lutarmos pela sua preservação. Contribuir para a preservação da biodiversidade e tomar atitudes do bem, que nos encaminhem para uma realidade sustentável pode, inclusive diminuir as chances de novas pandemias, como a causada pelo coronavírus. O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) ressalta a importância de 4 dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, para evitarmos novas doenças com a Covid-19. Confira:

Combate às Ações Climáticas (Objetivo 13)

A temperatura do nosso planeta pode subir 3,2 ºC ou mais nos próximos anos. Pode parecer pouco, mas essa elevação é capaz de causar impactos irreversíveis para nós, como uma maior probabilidade de pandemias, eventos climáticos extremos, secas e inundações, desestabilização dos sistemas alimentares e econômicos.

O que nós podemos fazer para ajudar? Precisamos diminuir os impactos negativos que causamos ao meio ambiente de forma geral. Atitudes simples, como deixar o carro em casa sempre que possível e optar por meios de transporte menos poluentes, como a bicicleta; evitar todo o tipo de desperdício; diminuir uso de descartáveis e conscientizar sua família e amigos sobre a importância de mudar alguns hábitos faz muita diferença.

Vida sobre a Terra (Objetivo 15)

Este objetivo é referente a todas as formas de vida e formas de preservá-las. Hoje, o desmatamento destrói o habitat de muitas espécies selvagens. Dessa forma, esses animais passam a ter mais contato com o ser humano e com ambientes que não são próprios para eles. Além da morte de muitas espécies, esse contato mais próximo dos animais selvagens com o ser humano pode acelerar a evolução de vírus, sobretudo de zoonoses como Covid-19.

Como podemos ajudar? Plante árvores e faça escolhas sustentáveis. A melhor forma de contribuirmos é ajudando a parar o desmatamento e mantendo mais árvores de pé.

Vida debaixo d’água (Objetivo 14)

Nossas águas guardam muitas espécies de algas, corais, crustáceos, peixes, mamíferos e tantas outras formas de vida. Além de serem importantes para a nossa alimentação, essas espécies são muito usadas em medicamentos e são a fonte de renda de diversas pessoas que vivem dos mares e dos rios. A poluição das águas faz com que muitas espécies como estas desapareçam, ou seja, a chances de perdermos uma espécie que pode nos curar de doenças são muito grandes.

Como podemos ajudar? Reduzir o uso de plásticos, de produtos descartáveis e especialmente, não jogar lixo no mar, na praia e nos rios. Assim, salvamos espécies e preservamos a qualidade da nossa água.

Consumo e produção responsáveis (Objetivo 12)

O Covid-19 atingiu em cheio diversas economias pelo mundo e nos obrigou a repensar nossa forma de trabalho e abastecimento. Depender de produtos que vem de fora desabasteceu diversos mercados e reacendeu as discussões sobre a importância de produção local.

Como podemos ajudar? Coloque em prática aquela máxima “descasque mais, desembale menos”. Consumir produtos locais, plantados na sua região, feitos por pequenos empreendedores, ajuda a diminuir a poluição gerada pelo transporte de cargas e ainda faz bem para a saúde.

É hora de arregaçarmos as mangas, é hora do meio ambiente.

Fonte: https://www.unenvironment.org | Imagens: Pexels