ENQUETE

Dizem que os temperos, as especiarias e as ervas aromáticas são a alma de uma boa receita. Quais os seus preferidos na hora de cozinhar?

“Adoro os temperos, especiarias e ervas, pois eles aguçam o olfato, estimulando o paladar. Usando da forma certa, é sucesso na receita.  Aqui no Maranhão temos uma culinária própria, onde usamos temperos que caracterizam tal. Os mais usados são coentro, pimenta de cheiro, óleo de babaçu, coloral…  Mas gosto de coisas diferentes e ousadas, como usar canela para temperar o frango assado, colocar cravo da índia em doces de frutas, gengibre na carne suína. Claro que tudo usado com moderação.”

MAYANNA ANDRADE
Nutricionista na Unidade AMBEV – São Luis – MA

Mayanna2

“As especiarias e temperos em geral são responsáveis por dar um toque especial aos pratos e também por realçar o sabor dos alimentos. São imprescindíveis em uma boa cozinha. Mas é preciso ter cuidado na combinação de temperos e na quantidade utilizada para que os sabores não se misturem e “estraguem” um prato.  Os mais comumente usados são tempero verde (cebolinha), alho, manjericão, pimenta (biquinho e do reino), açafrão e curry.”

EMANUELLI SIMON
Nutricionista na Unidade Premium – Santa Cruz do Sul – RS

Emanuelli

“São os temperos que dão aquele toque especial à preparação. Sempre é necessário utilizar com moderação para que o tempero não domine o sabor do prato. Os temperos que mais utilizamos em pratos salgados são o orégano, alho e sal. São temperos básicos, mas utilizados na medida certa dão aquele sabor de comidinha caseira! Nos doces tradicionais do Sul, como a Ambrosia e o Arroz de leite, não pode faltar o cravo e a canela!”

LAÍS GREHS
Nutricionista na Unidade Souza Cruz – Santa Cruz do Sul – RS

Laís Grehs