Arquivo do mês março 2014
Mais do que gerenciar nosso peso, são a alimentação e a ingestão de água que garantem o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, em 31 de março comemoramos o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data que vem para nos fazer pensar a respeito do que consumimos e sobre como a alimentação reflete em nossa saúde.
Para garantir que nosso corpo tenha acesso a todos os nutrientes necessários para manter a saúde em dia, é importante respeitar quantidades e incluir determinados alimentos nas suas refeições. Abaixo, você confere dicas de como montar um prato com tudo o que você precisa – e deve – consumir:
1 – Metade do seu prato deve ser reservado para saladas: Comece colorindo seu prato com as saladas, coloque ao menos um vegetal folhoso verde escuro (rúcula, espinafre, brócolis, etc.) e insira verduras e legumes variados. Quanto mais cores, melhor!
2- Fontes de proteína: 1/4 do prato deve ser destinado às fontes de proteínas, o ideal é conciliar uma porção de origem vegetal ( como feijão ou lentilha) e outra de origem animal (carnes, como peixe, gado e aves, ou ovos)
3- Carboidratos: O 1/4 restante deve ser preenchido por alimentos ricos em carboidratos (arroz, batata, massas, etc.). Sempre que tiver a disposição alguma opção integral opte por ela, alimentos integrais possuem mais fibras e menos açúcares, garantido a saciedade por mais tempo e trazendo mais benefícios ao organismo.
4- Para a sobremesa, frutas: Troque o doce por uma fruta in natura, são menos calóricas e mais saudáveis.
5- Óleos e especiarias: Saladas não precisam ser insossas. Tempere com azeite de oliva (um ou dois fios são suficientes), ervas e especiarias, que além de gostosas aceleram o metabolismo.

Fontes:
http://kilorias.band.uol.com.br/2014/02/nutricionista-explica-como-voce-deve-montar-o-seu-prato-em-um-restaurante/
http://www.1pixel.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/meuprato1
É falar em cacau que a primeira coisa que nos vem a mente é chocolate, certo? Além de ser uma delícia, se ingerido na quantidade certa, até o chocolate, vilão de quase todas as dietas, traz importantes benefícios para a nossa saúde. Tudo por causa do cacau!

O cacau tem alto teor de magnésio, substância que garante o bom funcionamento do coração, faz o intestino trabalhar melhor, previne cólicas, relaxa os músculos e contribui para as funções do cérebro. Com se já não fosse uma lista bem interessante de benefícios à saúde, ele possuí zinco que aumenta a imunidade; cobre, que ajuda na formação da hemoglobina; é o alimento mais rico em antioxidantes e graças as quantidades de tripofano, colabora na produção de seretonina e melatonina, neurotransmissores reponsáveis pelo nosso humor.
A regra é simples: quanto mais cacau, mais benéfico o chocolate. Então, aproveite! Um pedacinho de chocolate amargo por dia pode ser o que faltava para deixar a sua dieta mais saudável e gostosa.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/03/cacau-e-considerado-o-alimento-com-mais-antioxidantes-diz-nutricionista.html
http://www.liberoalimentos.com.br/2013/09/cacau-10-beneficios-do-alimento-dos-deuses.html
http://saude.terra.com.br/nutricao/chocolate-faz-bem-para-a-saude-confira-10-beneficios,a2f98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/os-beneficios-do-cacau/517/
2,03 milhões é média do gasto de água anual no Brasil por pessoa. Por dia, são, aproximadamente, 5,6 mil litros. Parece muito? Para produzir só um copinho de café de 125 ml são usados 132 litros de água contando todo o processo. O gasto de água envolvido durante toda a produção/cultivo de um produto até chegar na sua casa somado ao gasto doméstico do líquido é o que chamamos de pegada hidrológica, é a ela que se referem esse números assutadores do início do texto. Abaixo, listamos a “pegada” de alguns produtos e hábitos comuns do nosso dia a dia:

Pão francês: 80 litros para cada 50g.
Suco de laranja: 200 litros para cada 200ml.

Banho: a cada minuto, são gastos entre 3 e 6 litros de água.
Descarga: pode gastar até 14 litros de água a cada acionada.

Camiseta de algodão: 1.788 litros para fazer uma peça de 250g.
Computador: só em energia, um computador ligado por oito horas utiliza 4 litros de água/dia.

Almoço: um prato com arroz, feijão e carne consome 5.295 litros para ser feito.
Para comemorar o Dia da Água, que tal adotar algumas práticas que podem reduzir de forma significativa o seu consumo? Fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça pode economizar mais de 100 litros de água em um dia. Re-utilize a água da máquina de lavar roupas para limpar o pátio ou regar as plantas. Para lavar o carro, troque a mangueira pelo balde. Mudanças simples que podem garantir resultados muito importantes!
Fontes:
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40
http://noticias.uol.com.br/ciencia/infograficos/2009/01/07/calcule-quanta-agua-voce-gasta-ao-tomar-banho.html
http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/dia-agua/#
A quantidade de calorias que cada pessoa deve consumir por dia depende de uma série de fatores, como as características físicas (peso e altura) e as atividades desenvolvidas no dia a dia. Alguém que trabalha sentado em frente ao computador o dia inteiro, por exemplo, precisa de menos energia do que alguém que realiza tarefas que exijam força.
Mas, de maneira geral, o indicado é consumir entre 2.000 e 2.500 calorias diárias. Ok, mas e você sabe quantas calorias tem em cada alimento?
Conhecer o valor calórico dos itens que não vem em caixinha pode ser bem complicado. Meio quilo de brócolis equivale, em calorias, a pouco mais de uma salsicha. 1,5 kg de aipo tem o mesmo índice calórico do que 40 gramas de chocolate com recheio de amendoim. Fazer essa conversão é uma tarefa difícil. Então, para facilitar a escolha do que vai fazer parte do seu cardápio, um site americano fotografou porções de comida com 200 kcal.
Confira as fotos abaixo:

Chocolate com recheio de amendoim e caramelo: 41 gramas = 200 calorias

Manteiga de amendoim: 54 gramas = 200 calorias

Maçã: 385 gramas = 200 calorias

Brócolis: 588 gramas = 200 calorias

Manteiga: 28 gramas = 200 calorias

Feijão: 186 gramas = 200 calorias

Aipo: 1.425 gramas = 200 calorias

Refrigerante sabor cola: 496 ml = 200 calorias

Massa cozida: 145 gramas = 200 calorias

Ovos: 150 gramas = 200 calorias

Batata frita: 73 gramas = 200 calorias

Bacon: 34 gramas = 200 calorias

Salsicha: 66 gramas = 200 calorias

Kiwi: 328 gramas = 200 calorias

Iogurte de morango: 196 gramas = 200 calorias

Queijo: 51 gramas = 200 calorias

Mix de frutas oleaginosas (amendoim, castanha, amêndoa, etc): 33 gramas = 200 calorias

Biscoito água e sal: 50 gramas = 200 calorias

Peito de peru defumado: 204 gramas = 200 calorias

Pastilhas doces: 57 gramas = 200 calorias

Leite: 333 ml = 200 calorias
Fonte:
http://www.wisegeek.com/what-does-200-calories-look-like.htm
Já pensou no que comem os chineses? Ou qual é o cardápio tradicional no Egito? Foi com essas dúvidas que o fotógrafo Peter Menzel deu início a uma jornada ao redor do mundo fotografando tudo o que pessoas de diferentes países comem durante um dia.
O livro “O que eu comi: 80 dietas ao redor do mundo” (tradução livre) traz as fotos e a história de cada um dos personagens que apresentam todos os alimentos que fazem parte de seus cardápios diários. Além de curiosas, a fotos mostram como a alimentação muda entre classes sociais e culturas diferentes: enquanto a esposa do Quênia consome 800 calorias em um dia, divididas em água, banana e um prato de comida, o ferreiro americano tem em sua dieta 6.600 kcal., vindas de muitos enlatados, refrigerantes e guloseimas. O cardápio da brasileira ficou com 3.400 calorias.
E você, já pensou em tudo que come em um dia?

Noolkisaruni Tarakuai, a terceira das quatro esposas de um chefe de tribo, no Quênia.

Saada Haidar, dona de casa, Iémen.

Leland Melvin, astronauta.

Jeff Devine, ferreiro, Estados Unidos.

Solange da Silva Correia, dona de casa, Brasil.

Cao Xiaoli, acrobata, China.

Willie Ishulutak, escultor, Canadá.

Saleh Abdul Fadlallah, vendedor de camelos, Egito.

Jill McTighe, assessora em uma escola, Reino Unido.

Maria Ermelinda Ayme Sichigalo, fazendeira, Equador.

Akbar Zareh, padeiro, Irã.

Robina Weiser-Linnartz, padeira e confeiteira, Alemanha.
Fontes:
http://www.hypeness.com.br/2014/03/fotografo-visita-30-paises-e-registra-habito-alimentares-das-pessoas/
http://menzelphoto.photoshelter.com/gallery/What-I-Eat-Around-the-World-in-80-Diets/G0000.us7tw6HCdw/0/C0000zsQX1niZ0zw
Em 08 de março, desde 1977, é comemorado oficialmente o Dia Internacional da Mulher. Mais do que uma data para homenagear o sexo feminino, ela representa a luta de muitas por direitos iguais.
O início do século XX, foi marcado por uma série de greves e manifestações que buscavam melhores condições de trabalho, em especial para as mulheres, que, na época, tinham expediente de até 15 horas diárias e recebiam salários equivalentes a um terço do que ganhavam os homens. Em 1908, em Nova York (EUA), foi comemorado o primeiro Dia da Mulher, com um protesto que reuniu mais de 1.500 manifestantes.
No entanto, a batalha por direitos iguais ainda não havia alcançado bons resultados e, em 1909, culminou em uma grande greve que fechou mais de 500 fábricas têxteis no Estados Unidos. Em função das paralisações, muitos empresários trancavam as portas e escondiam os relógios para evitar que as funcionárias saíssem antes do horário, até que, em 1911, aconteceu um dos episódios mais marcantes na luta feminista: a tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York. O incêndio que começou na parte superior da fábrica deixou 146 mortos, desses, aproximadamente 130 mulheres.

Imagem do protesto pelas vítimas do incêndio, em 1911.
Depois de muitas manifestações, em 8 de março de 1917, na Rússia, aconteceu a mobilização que ficou conhecida como Pão e Paz. A passeata contra a fome e contra a entrada do país na Primeira Guerra Mundial contou com a participação de mais de 90 mil pessoas, das quais muitas eram operárias do setor têxtil reivindicando também seus direitos. Com as guerras mundiais, a luta feminista perdeu força e passou por muitos anos em segundo plano. Até que, no anos 60 o movimento volta com fôlego renovado, e em 1977, depois de muitas vitórias, dentre elas a garantia de igualdade entre homens e mulheres, o dia 08 de março foi reconhecido pela ONU como Dia Internacional da Mulher.
A nossas colegas e leitoras, nossos sinceros parabéns. A data e as felicitações são pra lá de merecidas!
Fontes:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/conquistas_na_luta_e_no_luto_imprimir.html
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/8-marco-dia-internacional-mulher-genero-feminismo-537057.shtml
http://www.mundodastribos.com/como-surgiu-o-dia-internacional-da-mulher-historia.html
http://www.holyblossom.org/2012/04/stagecraft-presents-“the-triangle-factory-fire-project”-the-story-behind-the-poster-photos-2/
Flores, frutas e muita cor! Em clima havaiano, a Panatlantica recebeu cerca de 200 clientes no dia 19 de fevereiro, em Caxias do Sul/RS.
No cardápio, arroz, feijão, sopa de lentilha, peixe à milanesa, canapês de legumes com presunto, purê à fantasia e saladas variadas. Para sobremesa foram servidos deliciosos espetinho de frutas com marshmallow. O evento recebeu muitos elogios!



O Carnaval está terminando e com ele se vão as energias. Depois de muita comemoração, é preciso de uma forcinha extra para recuperar o gás e para se manter bem hidratado. Confira nossas dicas de sucos energizantes para garantir o pique na última noite de folia ou para voltar às atividades normais bem-disposto:
Gengibre e chá verde contra a preguiça
Ingredientes:
• 1 copo (250 ml) de chá verde (feito em casa)
• 1 fatia de abacaxi
• ½ maçã
• 1 col. (sobremesa) de gengibre
Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador.

Laranja e lecitina de soja para uma dose extra de energia
Ingredientes:
• 2 laranjas grandes
• 1 xíc. (chá) de mamão picado
• 2 ameixas secas sem caroço (opcional)
• 1 col. (sopa) de gérmen de trigo
• 1 col. (chá) de lecitina de soja
• Gelo picado a gosto
Modo de fazer: Esprema as laranjas. Bata no liquidificador o suco, o mamão, as ameixas e a lecitina de soja. Acrescente o gérmen de trigo, misturando sem bater, e o gelo.

Fontes:
http://boaforma.abril.com.br/dieta/receitas-bebidas/suco-energetico-756321.shtml
http://boaforma.abril.com.br/receitas-light/bebidas/suco-energetico-486797.shtml