Dia Mundial da Saúde lembra dos perigos do diabetes

O Dia Mundial da Saúde celebra a criação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A cada ano, a instituição aproveita a data para abordar um tema diferente, que vem causando preocupações à sociedade. Em 2016, o sete de abril é dedicado ao diabetes, uma doença que, segundo estimativas, estará em expansão nos próximos anos.

O estudo divulgado pela OMS aponta que 1 em cada 11 pessoas possui diabetes e que a doença é a oitava maior causa de mortes no mundo. Em 2012, foram contabilizados 1,5 milhões de óbitos por diabetes e outras 2,2 milhões de mortes em função dos altos níveis de açúcar no sangue. Números que assustam e não param de crescer.

A boa notícia é que é possível diminuir a disseminação da doença cultivando hábitos saudáveis. A prevenção começa com exercícios e alimentação equilibrada, atitudes que já reduzem a probabilidade de desenvolver o diabetes.

Saiba mais sobre a doença:

  • Como acontece

O diabetes ocorre quando nosso organismo apresenta deficiência na produção de insulina ou quando a insulina não consegue exercer adequadamente suas funções, causando o aumento da glicose no sangue.

  • Tipos

Existem diversos tipos de diabetes, algumas associadas a condições genéticas, a outras doenças, ao uso de medicamentos e até ao período de gestação. A mais comum é o diabetes tipo 2, que representa cerca de 90% dos casos. Essa variação da doença é causada principalmente por maus hábitos, como o sedentarismo e a má alimentação, fatores que tem como consequência a diminuição da secreção da insulina e um defeito na ação do hormônio.

  • É contagioso?

Não, diabetes não é uma doença contagiosa.

  • Diagnóstico

O diagnóstico, normalmente, é feito com base em três exames: glicemia de jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica.

diabetes

 

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160406_diabetes_aumento_lab

http://www.diabetes.org.br

http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-diabetes/