Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Mais do que gerenciar nosso peso, são a alimentação e a ingestão de água que garantem o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, em 31 de março comemoramos o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data que vem para nos fazer pensar a respeito do que consumimos e sobre como a alimentação reflete em nossa saúde.

Para garantir que nosso corpo tenha acesso a todos os nutrientes necessários para manter a saúde em dia, é importante respeitar quantidades e incluir determinados alimentos nas suas refeições. Abaixo, você confere dicas de como montar um prato com tudo o que você precisa – e deve – consumir:

1 – Metade do seu prato deve ser reservado para saladas: Comece colorindo seu prato com as saladas, coloque ao menos um vegetal folhoso verde escuro (rúcula, espinafre, brócolis, etc.) e insira verduras e legumes variados. Quanto mais cores, melhor!

2- Fontes de proteína: 1/4 do prato deve ser destinado às fontes de proteínas, o ideal é conciliar uma porção de origem vegetal ( como feijão ou lentilha) e outra de origem animal  (carnes, como peixe, gado e aves, ou ovos)

 3- Carboidratos: O 1/4 restante deve ser preenchido por alimentos ricos em carboidratos (arroz, batata, massas, etc.). Sempre que tiver a disposição alguma opção integral opte por ela, alimentos integrais possuem mais fibras e menos açúcares, garantido a saciedade por mais tempo e trazendo mais benefícios ao organismo.

4- Para a sobremesa, frutas: Troque o doce por uma fruta in natura, são menos calóricas e mais saudáveis.

 5- Óleos e especiarias: Saladas não precisam ser insossas. Tempere com azeite de oliva (um ou dois fios são suficientes), ervas e especiarias, que além de gostosas aceleram o metabolismo.

meuprato1

Fontes:

http://kilorias.band.uol.com.br/2014/02/nutricionista-explica-como-voce-deve-montar-o-seu-prato-em-um-restaurante/

http://www.1pixel.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/meuprato1