Tempere com saúde: conheça opções para diminuir o uso do sal.

Um tempero suave para um prato delicado ou sabores intensos para uma receita marcante? Os alimentos podem ter seus sabores ressaltados ou atenuados com uso dos ingredientes certos. Além do sal, que por suas altas quantidades de sódio deve ser usado com moderação na cozinha, há uma série de ervas e outras opções que podem incrementar suas preparações e levar mais saúde à sua mesa. Conheça algumas:

Alho:

Intenso e bem característico, o alho pode ser usado em diversos pratos. Ele atua em nosso corpo contribuindo para a diminuição da pressão arterial e redução dos níveis de colesterol. O tempero também é diurético e ajuda a evitar que nosso organismo absorva toda a gordura dos alimentos.

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Cebola:

A cebola realça o sabor original dos alimentos. Além disso, ela melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e inibe a ação de bactérias e fungos. O ingrediente também auxilia no combate a problemas respiratórios.

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Sálvia:

Indicada principalmente para o uso em massas e aves, a sálvia também é considerada uma planta medicinal. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no tratamento de edemas, afecções da boca, tosse e bronquite.

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Limão:

A acidez do limão é ideal para temperar saladas e peixes. A fruta aumenta as defesas do organismo e ajuda no emagrecimento, pois regula a absorção de açúcares e facilita a digestão.

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Gengibre:

O gengibre possui sabor picante e adocicado. Muito utilizado na culinária japonesa, ele é indicado para doces, sucos e na preparação de sopas ou caldos. Termogênico, o tempero aumenta a temperatura do corpo fazendo o organismo gastar mais energia e melhorando o metabolismo.

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Pimenta:

A pimenta, assim como o sal, deve ser consumida com certa moderação, principalmente por pessoas hipertensas. No entanto, este condimento atua na redução do colesterol e melhora o sistema imunológico.

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Alecrim:

Para dar uma sabor especial a molhos, ensopados e carnes, o alecrim é uma excelente opção. Ele possui ação antioxidante, antibacteriana e anti-inflamatória. Um raminho é o suficiente para dar um toque diferenciado aos seus pratos.

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Manjericão:

Um dos ingredientes do famoso pesto e uma opção de condimento para molhos, sopas, carnes e peixes. Versátil e gostoso, o manjericão previne a hipertensão e contribui para o processo de digestão.

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Fontes:

10 temperos naturais que podem substituir o sal na cozinha

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/melhor-idade/noticia/2015/01/cinco-temperos-que-podem-substituir-o-sal-na-preparacao-dos-alimentos-4682450.html

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/11762-temperos-substituem-o-sal-e-deixam-sua-comida-muito-mais-saudavel/3

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/veja-como-substituir-o-sal-por-temperos-mais-saudaveis/5411#