Dia do Esporte – O que acontece com o seu corpo depois de se exercitar

ArtigoEsporteV1

Que a prática do esporte é importante para a melhora da saúde e para entrarmos em forma todos nós sabemos. Descubra agora como os exercícios físicos atuam no nosso corpo proporcionando melhora significativa não apenas na nossa aparência, mas também no bem-estar.

DNA: Estudos apontam que depois de apenas uma sessão de exercícios, seu corpo já sofre uma pequena alteração genética no que diz respeito à força e metabolismo. Mesmo que a maior parte do nosso DNA seja hereditária, a atividade física pode transformar determinados genes.

Humor e concentração: Alguns hormônios, como a endorfina e a seretonina são liberados em maior quantidade durante os exercícios. Essas substâncias são responsáveis pela sensação de bem-estar, ou seja, melhoram o humor. Além disso, com o aumento da irrigação sanguínea no cérebro, nosso poder de concentração aumenta, principalmente ao fazer tarefas curtas. A longo prazo, a prática constante de exercícios auxilia no aumento das células cerebrais, o que ajuda no aprendizado e melhora a memória.

Coração, circulação e pulmões – Depois de algum tempo praticando exercícios regularmente, o coração fica mais forte e aumenta de tamanho, os batimentos cardíacos baixam, as veias e artérias se tornam mais elásticas, a circulação sanguínea melhora e o corpo aprende a usar melhor o oxigênio existente no sangue, exigindo menos dos pulmões.

Músculos: Quando nos exercitamos e forçamos os músculos, geramos pequenos “machucados” do bem, quando o corpo atua para recuperar os danos causados, o músculo se torna mais forte. Por isso é normal sentir uma dorzinha nas primeiras semanas de atividades físicas. O exercício também faz com que o armazenamento de gordura no músculo melhore, diminuindo a resistência à insulina, o que significa menos risco de diabetes.

Então, que tal aproveitar o Dia do Esporte para começar alguma atividade física? Aproveite todas os benefícios que o esporte pode trazer para seu corpo, mas não esqueça: é importante ter acompanhamento de um profissional para indicar o que é mais eficiente para o seu corpo e não gerar lesões!

http://saude.terra.com.br/bem-estar/saiba-o-que-acontece-com-o-corpo-apos-uma-sessao-de-atividades-fisicas,4af1521cd46c3410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

http://hypescience.com/como-os-exercicios-afetam-seu-corpo-e-como-escolher-a-rotina-adequada-para-voce/