Dia do Meio Ambiente: consumo responsável

O post de hoje dá continuidade aos conteúdos publicados ontem aqui no blog, referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho com o tema Pensar.Comer.Conservar.

Consumo responsável

A capacidade regenerativa do nosso planeta está se excedendo significantemente, ao passo que a população mundial está produzindo e consumindo mais recursos que nunca. De fato, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, as pessoas estão adquirindo muito mais do que elas realmente precisam e, como resultado, produzindo uma grande quantidade de lixo.

Nossa população crescente coloca tanta pressão sobre o meio ambiente que, hoje em dia, os recursos naturais não são mais tão abundantes como eles costumavam ser. O modo como nós usamos e despejamos recursos não-renováveis está alterando radicalmente os nossos ecossistemas e até mesmo os recursos renováveis do planeta (como água, madeira e peixes) estão rapidamente se exaurindo. Nós alcançamos um ponto crucial em que a qualidade do ar e da água precisa ser melhorada, o nível de produção precisa ser equilibrado e a quantidade de resíduos gerados precisa ser reduzida.

4

Consumo sustentável tem tudo a ver com “fazer mais e melhor com menos”, por meio da redução do uso de recursos, degradação e poluição, ao mesmo tempo que melhorando a qualidade de vida de todos.

O consumo massivo de recursos renováveis e não-renováveis contribui para uma perda massiva da biodiversidade. A população mais pobre é a mais afetada por essas mudanças, considerando que ela é diretamente dependente de recursos naturais — como pesca, silvicultura e agricultura de pequeno porte — para subsistência.

A poluição e a sobre-exploração dos recursos do planeta estão cada vez mais comprometendo o nosso bem-estar e qualidade de vida. O planeta não tem condições de continuar percorrendo este caminho. A transição para um estilo de vida mais sustentável é crucial para tornar possível que as futuras gerações tenham acesso a sua parcela justa de recursos.

Há inúmeras possibilidades e formas de mudar hábitos de consumo e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida. Fazer mais com menos é essencial para sustentar os recursos do planeta para a nossa sobrevivência. Mudar os nossos atuais padrões de vida requer que a gente adote soluções inovadoras e criativas sobre a forma que usamos e despejamos os produtos e serviços que temos e consumimos. Isso poderia permitir uma transição para atividades e estilos de vida mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, proteger os recursos naturais do planeta.

5

Por isso, oriente as suas ações para uma atividade que promova o consumo sustentável. Desenhe para si um futuro diferente!

Fonte: PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente