Programas de culinária na TV

Você sabia que o último sábado, 11 de agosto, foi o Dia da Televisão? Esta data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Santa Clara, padroeira da televisão.

Para lembrar a data, o Blog Ao Ponto selecionou várias sugestões de programas de TV sobre culinária. Desde reality shows, passando por atrações com chefs renomados até programas bem populares, há gêneros para todos os gostos!

Você pode até não saber ou gostar de cozinhar, mas o fato é que os programas culinários são uma boa opção de entretenimento na TV. A lista é grande: assista e escolha o seu favorito!

Dica: para saber mais sobre algum programa, clique no título destacado na cor laranja.

Mais Você 
Apresentado por Ana Maria Braga na companhia de Louro José, o Programa Mais Você existe desde 1999 e é um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira. A cada dia é apresentado uma nova receita, geralmente de chefes de chefs e telespectadores, que se inscrevem no programa ou mandam a sua receita, e se aprovada é publicada no programa.
Assista: Rede Globo, de segunda a sexta às 8h30.

Anonymus Gourmet
O programa de culinária mais famoso do Rio Grande do Sul é apresentado por José Antonio Pinheiro Machado e tem como objetivo sempre apresentar receitas simples, fáceis, baratas e saborosas com um truque ou toque do Anonymus.
Assista: RBS TV (sábados às 8h30), TV COM (vários horários) e Canal Rural (de segunda à sábado às 11h).

Delícias do Chef
Esbanjando bom humor e criatividade, o chef Allan Vila Espejo comanda um programa diferente de culinária. Ele põe a mão na massa para mostrar receitas práticas e os mais diversos pratos da culinária nacional e internacional; e explica que, com variações de ingredientes, é possível transformar qualquer receita.
Assista: TV Gazeta, de segunda a sexta às 9h30.

Dia a Dia 
Daniel Bork coloca à disposição do telespectador a sua experiência na cozinha. No programa, chefs de cozinha e culinaristas ensinam receitas rápidas e fáceis de fazer.
Assista: Band, de segunda a sexta, às 8h.

Hoje em Dia
O Chef Eduardo Guedes apresenta um quadro de culinária dentro do programa. O gosto do chef pela culinária surgiu na infância, quando admirava a sua avó materna a cozinhar. Diariamente ensina uma receita diferente e saborosa.
Assista: Record, de segunda a sexta às 10h.

Manhã Maior 
Sob o comando de Daniela Albuquerque e Regina Volpato, o programa conta com um quadro no qual são apresentadas receitas de fácil preparo.
Assista: Rede TV!, de segunda a sexta às 9h.

Larica Total 
O ator Paulo Tiefenthalerg apresenta o programa, no comando de sua própria cozinha e jamais decepcionando a própria fome, ou a expectativa de risadas. Os clássicos são muitos: sushi de feijoada, strogonoff de salsicha, yakissobra e outros itens de criatividade ilimitada.
Assista: Canal Brasil, terças às 21h30.

Cozinha Prática 
Receitas fáceis com alimentos acessíveis, preparações saudáveis e apresentações com um toque de glamour. No “Cozinha Prática”, a chef Rita Lobo ensina receitas que funcionam, explicadas tim-tim por tim-tim, para quem já é mestre na cozinha e também para quem nunca fritou um ovo.
Assista: Canal GNT (vários horários).

Diário do Olivier
A bordo de seu Fusca, Olivier Anquier, chef francês, encara diversos roteiros de viagem, em busca das maravilhas da gastronomia brasileira que fizeram com que ele se apaixonasse pelo país. E tudo termina na cozinha do chef, onde ele ensina a preparar deliciosas receitas.
Assista: Canal GNT (vários horários).

Jamie Oliver
O chef mais famoso da Inglaterra estudou gastronomia, trabalhou em restaurantes e teve até uma banda, a Scarlet Division, antes de virar apresentador. As receitas não são o único sucesso desse chef talentoso. Jamie também é conhecido pelas campanhas que realiza para mudar os hábitos alimentares dos ingleses. Jamie hoje tem uma grande variedade de programas de culinária na TV, que o colocam nas mais diversas situações gastronômicas.
Assista: Canal GNT (vários horários).

Nigella
Nigella Lawson escreveu críticas gastronômicas para jornais e publicou seu primeiro livro de culinária, um best-seller, em 1998, que deu origem ao seu programa na TV. As receitas caseiras combinadas com um jeito carismático definem bem a apresentadora inglesa.
Assista: Canal GNT (vários horários).

Que Marravilha!
No “Que Marravilha!”, o programa apresentado por Claude Troisgros, você tem a oportunidade de aprender a cozinhar com o próprio chef, mesmo que não saiba fazer nada na cozinha. Para participar, envie um vídeo pelo site do programa explicando o motivo pelo qual você merece ser selecionado, ou “denuncie” outra pessoa que precise de ajuda nas panelas. A cada programa o Claude ensinará uma receita na frente das câmeras. Depois, o participante terá de encarar o fogão sozinho e mostrar tudo o que aprendeu… Ou não.
Assista: Canal GNT (vários horários).

Receitas de Chuck
O que fazer em um dia de folga? Para o chef Chuck Hughes a resposta é fácil: cozinhar. Em “Receitas de Chuck”, ele mostra a paixão pela culinária e ensina a preparar pratos rápidos e saudáveis. A produção revela a rotina de Chuck, que divide seu tempo entre preparar as receitas e administrar um restaurante em Toronto, no Canadá.
Assista: Canal GNT (vários horários).

Gordon’s Great Scape
Neste programa, o famoso Chef Gordon faz o que mais gosta: procurar a melhor comida do mundo e experimentá-la ele mesmo em situações urgentes e extremas. Gordon come coisas que nunca experimentou antes. E tem muito para se inspirar.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

24 Hour Restaurant Battle
Em cada episódio, duas equipes de aspirantes a chefs de cozinha enfrentam-se em uma intensa competição para provar que têm o necessário para abrir seu próprio restaurante. As equipes têm apenas 24 horas para conseguir um conceito, a decoração e, claro, a comida para que tenham o restaurante de seus sonhos. Uma vez que as portas estejam abertas, os clientes serão servidos e um grupo de experts serão os jurados para determinar qual equipe demonstrou maior potencial de gerenciar um bom negócio. O ganhador passará para a próxima etapa com o dinheiro acumulado para ajudar a realizar seus sonhos.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

Dinner Impossible
Dinner Impossible faz passeios impossíveis junto com o mundialmente famoso chef Robert Irvine enquanto ele serve os mais surpreendentes e criativos pratos para as mais íntimas reuniões e para grandes multidões, tudo preparado no momento, sem aviso prévio.  Cada episódio se inicia com o chef recebendo sua tarefa, detalhando onde, para quem, em quanto tempo e em que condições ele deverá preparar a refeição da semana.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

Bill’s Food
Bill Granger entra na cozinha para elaborar esses pratos que a gente adora. Receitas que lembram cenas da infância ou a primeira comida chinesa que você provou… Bill mostra toda a sua paixão pela gastronomia. Bill’s Food se concentra em receitas simples e preparadas com ingredientes fáceis de encontrar.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

Eat Street
Eat Street é um festival de comida em que são saboreadas as mais deliciosas, bagunçadas e irresistíveis comidas de rua dos EUA. As estrelas do show são os vendedores independentes com refeições móveis criativas e histórias inspiradoras para contar. À procura das melhores comidas vendidas na calçada da América do Norte, Eat Street é o seu mapa engordurado para uma experiência insuperável de comida de rua.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

Ace of Cakes
O chef Duff Goldman não prepara bolos tradicionais para a hora do chá. Os bolos dele são verdadeiras obras de arte. Seu espírito roqueiro e sua criatividade inesgotável fazem dele um dos artesãos culinários mais extraordinários do mundo.  De bolos de casamento inclinados de sete andares a edifícios de açúcar em miniatura, Duff e sua equipe de criação inventam obras-primas comestíveis, e esta série mostra todo o processo de preparação.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

Kitchen Nightmares 
O famoso chef Gordon Ramsay  vai a estabelecimentos mal cuidados e vazios nos Estados Unidos para ajudá-los a virar a mesa ou fechar as portas de vez. Ele ensina a estruturar o negócio e não perde tempo: elabora novos cardápios, muda a decoração e faz com que o lugar funcione da melhor maneira possível. Como sua reputação está em jogo, Ramsay é superexigente com a cozinha, a equipe e o atendimento aos clientes.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

Man vs. Food
Cada região tem a sua cultura e os seus sabores nativos. Uma das melhores maneiras de um turista conhecer bem um lugar novo é experimentando seus pratos típicos. Esta exploração gastronômica representa um momento de liberdade até para as dietas mais rigorosas.  Nesta série, Adam Richman viaja pelos Estados Unidos em busca dos melhores lugares para comer.
Assista: Canal Fox Life (vários horários).

Top Chef
Top Chef é um reality show americano onde vários chefs competem entre si em diversos desafios culinários. São julgados por uma banca composta por profissionais e por pessoas reconhecidas dentro da indústria culinária e de vinhos. Um ou mais concorrentes são eliminados a cada episódio.
Assista: Canal Sony (vários horários).