Dia do Cacau

Você sabia que o cacau tem um dia inteirinho dedicado a ele? Este dia é hoje, 26/03, quando se comemora o Dia Internacional do Cacau. Saiba mais sobre este fruto abaixo, aproveitando também para conhecer uma deliciosa receita de bolo! =]

O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É da família Malvaceae e sua origem é América Central e Brasil. Pode atingir até 6 metros de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro). A propagação é por sementes (seminal/sexuada) e vegetativa (assexuada). Planta de clima quente e úmido, o solo ideal é o argilo-arenoso. Por ser uma planta umbrófila, vegeta bem em sub-bosques e matas raleadas sendo, portanto, uma cultura extremamente conservacionista de solos, fauna e flora. Pouco mecanizada, é uma cultura que proporciona um alto grau de geração de emprego. Encontrou no sul da Bahia um dos melhores solos e clima para a sua expansão.

Flores de cacaueiro
É do cacau que se faz o chocolate, através da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
Por ser plantado à sombra da floresta, o cacau foi responsável pela preservação de grandes corredores de mata atlântica no sul da Bahia. Este sistema é conhecido como “cacau cabruca”, do termo “brocar” (ralear).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki

BOLO DE CACAU

Ingredientes (para 16 porções):
Bolo:
1/4 de xícara de cacau em pó (não adoçado)
1 1/2 xícara de açúcar 
1 colher de chá de sal
3 colheres de chá de fermento
1/2 xícara de óleo
1/2 copo de água
3/4 de copo de leite de soja
65g de tofu – amassado com garfo
3 xícaras de farinha de trigo
Cobertura:
2 1/2 xícaras de açúcar
1/8 de xícara de cacau em pó sem açúcar
200g de margarina vegetal derretida

Preparo:
Bolo: Pré-aqueça o forno a 180º. Unte duas formas médias e polvilhe com farinha. 
Bata na batedeira o cacau, o açúcar, o sal e o fermento. Adicione o óleo, a água, o leite de soja, o tofu e bata até formar uma mistura cremosa.  Adicione a farinha devagar, às colheradas. Coloque a massa nas formas e asse durante cerca de 30 minutos. Espere arrefecer completamente antes de colocar a cobertura.
Cobertura: Em um recipiente médio, combine todos os ingredientes, misture até ficar cremoso e coloque no bolo. Note que a massa tem duas camadas que serão unidas pela cobertura. Se preferir, aumente a receita da cobertura e barra em todo o bolo.

Fonte: http://www.centrovegetariano.org/receitas