Flores são bem-vindas em saladas e geleias

Quer um toque de elegância na horta? Plante flores comestíveis. Nas culinárias europeia e asiática, elas são usadas há mais de um século em saladas, bebidas, molhos, pratos salgados e sobremesas. Por aqui, o costume é recente. A maioria dos adeptos de pétalas de capuchinhos, rosas e amores-perfeitos faz parte de um seleto grupo de chefs de cozinha, donos de restaurantes, naturalistas e amantes da boa mesa.

Produto delicado e perecível, a flor comestível requer cuidados especiais, desde o plantio orgânico, sem nenhum tipo de agrotóxico, até o transporte feito em carros refrigerados, passando pela cuidadosa colheita, que aproveita o frescor do orvalho da manhã, quando as flores estão mais viçosas. Como são raras e caras, uma saída pode ser cultivá-las em casa. A boa notícia é que são tão fáceis de manter quanto qualquer outra planta ou hortaliça.

O que plantar 

Rosa: verifique o aroma para sentir se não é forte demais. A base das pétalas é amarga e deve ser removida para fazer água-de-rosas, que pode ser usada em receitas de galinha, lagosta e pato. As pétalas rendem geleias, cremes, manteiga, xarope, caldas para panquecas e fios-de-ovos, além de refrescos e bebidas alcoólicas. Requerem poda antes da floração.
Capuchinho: (chaguinha): é a espécie mais usada como ingrediente, tempero e corante. Apresenta pétalas em tons que vão do amarelo ao vermelho. De sabor picante, pode substituir o agrião, a rúcula ou a mostarda em saladas ou sanduíches. A espécie floresce quase o ano inteiro e pede solo permeável e rico em nutrientes.
Amor-perfeito: diz a lenda que essas flores já foram usadas para fazer poções de amor. De sabor suave e adocicado, é uma espécie versátil: pode flutuar em uma bebida ou ser empregada em salada de frutas, bisteca de porco grelhada e até em uma fumegante sopa. É ótima cristalizada. Encontrada em várias cores, floresce o ano inteiro. O solo deve ser rico em nutrientes.
Girassol: no México, as pétalas refogadas são ingeridas pelos noivos para trazer felicidade ao casamento. Os botões podem ser cozidos e servidos como aspargos ou alcachofras, e as lígulas – cada um dos lábios largos, formados pela união das pétalas – são bons ingredientes para saladas e sopas, depois de passadas no vapor para tirar o amargor. Com sabor agridoce, floresce no verão e pode ser plantada em canteiros.
Alfazema: (lavanda): flor eclética, algumas são bem perfumadas e usadas em biscoitos, bolos, sorvetes, geleias e saladas de frutas. Servem como essência, guarnição ou para decorar. Espécie conhecida por rosmaninho pelos portugueses, que recorrem às suas folhas e flores para temperar refogados de carne de cabrito e de coelho. Floresce na primavera e é uma planta rústica, que precisa de solo rico em nutrientes.
Violeta (apenas a viola odorata): a planta de Afrodite, símbolo da fertilidade, é considerada afrodisíaca. Pode ser servida crua, colorindo saladas, ou cristalizada, como enfeite de bolos, pudins e sorvetes. Seu xarope é usado como essência em vários tipos de doce. Cultivada em canteiros ou vasos solitários, é bastante resistente à ausência de água.

Na hora da compra 

– Escolha fornecedores de produtos orgânicos de confiança, com alto padrão de qualidade, para ter certeza de que sementes ou mudas estão livres de defensores químicos e venenos. Floriculturas e “garden centers” não são lugares apropriados para comprar mudas e sementes, pois são especializados em plantas ornamentais.
– Procure conhecer as espécies de flor que podem ser consumidas. Há algumas altamente tóxicas, como begônia, petúnia, violeta (exceto a viola odorata), alamanda (muito parecida com o hibisco), lírio, azaleia, copo-de-leite e bico-de-papagaio.
– Evite comprar substratos – mistura de terra já equilibrada e perfeita para qualquer tipo de jardim, mas inadequada para hortaliças e flores comestíveis, por terem muitos adubos químicos.
– Atente para a escolha da muda e para o lugar em que irá plantá-la. Hibisco e rosa, por exemplo, são plantas de grande porte e requerem mais espaço.

Para cultivar 

Solo: faça uma boa drenagem com argila expandida. Acrescente uma parte de areia, duas de terra comum de jardim e duas de terra vegetal. A maioria das espécies gosta de solo permeável, solto, leve e fofo.
Insolação: as espécies que produzem flores precisam de, no mínimo, quatro horas de sol por dia. Nenhuma consegue florescer dentro de casa.
Clima: plantas com flores são mais delicadas. Deixe-as em ambiente onde não haja corrente de vento, mas sem tirá-las do sol.
Regas: devem ser constantes. Solo encharcado ou compactado pode apodrecer as raízes. Evite molhar as pétalas, que são extremamente delicadas.
Adubação: use adubo orgânico ou folhas verdes. É importante revolver o solo periodicamente.
Colheita: dê preferência pela manhã, quando as pétalas estão úmidas com o orvalho da noite. Não colha à tarde, quando as flores ficam secas ou murchas.
Fontes: Simone Marcon, arquiteta, paisagista e designer floral, professora dos cursos de jardinagem e paisagismo do Senac. “Entre o Jardim e a Horta – As Flores que Vão para a Mesa” (ed. Senac), de Gil Felippe.

SALADA DE FLORES

Ingredientes:
1 maço de alface crespa
10 folhas de repolho roxo em fatias
1 unidade de cenoura ralada
1 xícara (chá) de talo de erva-doce (funcho) em fatias
Quanto baste de flores comestíveis 

Molho:
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 doses de suco de limão
1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta-do-reino branca