Dia Internacional da Terceira Idade – Dicas para uma alimentação mais saudável

O dia 1º de outubro convida todos nós a pensarmos sobre a Terceira Idade. Com a expectativa de vida aumentando, cada vez mais temos que nos preocupar com os cuidados que precisamos ter com a nossa saúde a medida que os anos vão passando.

A alimentação é um fator de grande importância para garantir o bem-estar em qualquer fase da vida e depois dos 60 anos, assume um papel ainda maior. Com o passar do tempo, nosso corpo passa a precisar de menos calorias, acumulando gordura com mais facilidade e diminuindo a massa muscular, por isso, afim de amenizar os efeitos dos anos, algumas mudanças na dieta podem fazer a diferença.

– Fracione o que você come em 5 ou 6 refeições diárias e pratique exercícios aeróbicos e de força regularmente.

– Aumente o consumo de frutas e verduras: com o tempo, nosso organismo diminui a capacidade de absorver os nutrientes, por isso,  a necessidade de consumir mais vegetais.

– Não opte pelos alimentos mais “fáceis” de comer. Ao trocar alimentos mais densos, como a carne, por biscoitos e mingaus ou purês você deixa de ingerir proteínas importantes.

– Para diminuir a perda de massa muscular aposte em leguminosas, como feijão, soja e lentilha, em carnes, e no leite e seus derivados.

– O ômega 3, encontrado em peixes como salmão e sardinha, e na linhaça, também é fundamental para a saúde, pois ajuda na memória e na atenção, além de reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.

exerc_melhor_idade-1728x800_c-2

Fonte: http://www.suadieta.com.br/Materias/802/alimentacao/alimentacao-na-terceiraidade-nutricionista-da-as-dicas