Dia Mundial do Combate à Diabetes

Quatorze de novembro é a data para alertar o mundo todo sobre os perigos da Diabetes. A doença desenvolvida pela falta de insulina no pâncreas, fazendo com que os níveis de glicose no sangue se alterem, é considerada silenciosa, e já atingiu aproximadamente 10 milhões de brasileiros.

Segundo especialistas, os fatores de risco da diabetes derivam de histórico familiar, idade e estresse, embora sedentarismo, tabagismo e maus hábitos alimentares também sejam determinantes para o desenvolvimento da doença, que na fase inicial, não apresenta sintomas aparentes, sendo identificada mediante exame de sangue.

Mas o que faz a diabetes?
Ela é considerada uma doença vascular que atinge um aglomerado de veias finas do corpo, como as dos pés, das mãos, dos rins, do fígado, prejudicando suas funções e causando infecções caso os órgãos sofram lesões. Estas infecções se não cuidadas podem gerar amputações. A cegueira também é outra consequência da doença.

O segredo para evitar o desenvolvimento desse mal, é o monitoramento dos níveis glicêmicos, aliando bons hábitos de vida, controle de peso, atividade física e alimentação balanceada, com cinco ou seis refeições diárias para que o metabolismo absorva todos os nutrientes necessários para o corpo.

Olhos abertos para doces e carboidratos

Há quem diga que os doces são os grandes vilões da diabetes. Sim, eles são. Mas os alimentos ricos em carboidratos são uma ameaça ainda maior. Assim, massas, batatas, pães, beterraba, mel, polenta e mandioca devem ser evitados. É preciso tomar cuidado com o arroz, e consumir saladas à vontade, bem como carnes – desde que sejam magras – e alimentos integrais. Alimentos fritos estão riscados do cardápio.

Atenção: a diabetes não apresenta sintomas aparentes na fase inicial, conforme falado, mas quando a doença já está em um estágio considerável, a vontade excessiva de urinar, cansaço, sede, boca seca, visão embaçada e perda de peso, são sintomas evidentes.

Aproveite este dia de conscientização e olhe com carinho para sua saúde. Realize exames preventivos, adquira hábitos saudáveis e principalmente, alimente-se bem.

Diabetes_pp