Dicas para fotografar pratos de modo mais profissional

Para marcar o Dia do Mundial da Fotografia, que é comemorado nesta segunda-feira, reproduzimos um interessante conteúdo do site Dicas de Fotografia sobre como fotografar alimentos de maneira mais profissional.

Boa leitura e bons cliques!

CÂMERA

Embora seja possível tirar fotos ótimas com qualquer câmera, vamos tratar de assuntos para quem tem ou quer ter uma câmera com controles manuais e, preferencialmente, possibilidades de troca de lentes. Qualquer SLR serve. Não é necessário ter uma top de linha para fotografar comida.

LENTE 

Para criar aquele efeito magnífico de profundidade (com um DOF bem curto) é interessante ter uma lente clara, entre 1.8 e 2.8. Uma lente macro não é essencial, afinal você pode tirar a foto de longe com uma tele ou mesmo aproximar depois na pós-produção. O importante é que seja uma lente de qualidade e bem nítida.

1

Uma lente bem barata e que faz milagres na hora de fotografar comida é uma 50mm 1.8. Você não vai precisar se aproximar tanto e a abertura vai possibilitar utilizar bastante iluminação ambiente, além de criar aquele DOF que dá o charme. Também existem opções no mercado de lentes mais tele como 85mm ou Zoom.

ILUMINAÇÃO

Se você não tiver flash, a luz natural pode ser o suficiente. Mas o inconveniente de depender de luz natural é que você só vai poder fotografar de dia…  Veja um exemplo de foto utilizando luz natural:

2

A “luz da lâmpada” também poderia ser considerada “luz natural”, mas ela é bem mais fraca e você precisará deixar as configurações bem apuradas para que fique nítido.

Evite com todas as forças usar o flash embutido da câmera. Utilizar um ou mais flashes externos é o ideal: para um efeito suave, use sombrinhas ou difusores. Ao usar flash, diminua sua intensidade para poder usar a abertura mais ampla. Se possível, aposte na luz contínua.

Abaixo um exemplo de foto utilizando luz contínua, sem difusores:

3

Como você pode ver no setup desta foto, não foi utilizado nenhum difusor, por isso as sombras estão duras:

4

Mas você não precisa ter um estúdio para montar sua bela foto. Cuidando com o que tem em volta, você pode tirar a foto na própria cozinha! Veja a foto abaixo:

5

Como você pode ver no setup abaixo, foi usado flash com rebatedor. Uma parte da luz foi para o fundo e a outra preencheu a iluminação do prato:

6

Se o interessante da comida for sua textura, é legal manter uma luz mais direcional.

TRIPÉ

Ter um tripé é bastante interessante, principalmente se você estiver utilizando luz natural. Para aproveitá-la mais, você terá que usar uma velocidade mais baixa. Para conseguir uma foto bem nítida será essencial utilizar um tripé. Se você não tem um tripé, lembre-se de usar velocidades mais altas, pois fotografia de comida não é nada se não estiver nítida.

CONFIGURAÇÕES DO EQUIPAMENTO

Repetindo: fotografia de comida não é nada se não estiver nítida. Então tente manter as configurações formatadas de forma que você consiga aproveitar a luz mas mantenha a niditidez.

ISO: Use o ISO mais baixo possível. Usar ISO alto faz sua imagem ficar mais granulada e com menos contraste.

Abertura: Controle a abertura para que seja possível manter um DOF interessante. Se quiser deixar mais alimentos em foco, feche um pouco. Se quiser somente um pedacinho em foco, deixe na máxima abertura da sua lente. Você pode “melhorar” esse efeito de profundidade na pós-produção caso não tenha uma lente muito clara.

Velocidade: De acordo com os dois itens acima, calcule a velocidade necessária para uma exposição correta. Se for muito baixa (em média abaixo de 1/100, mas depende da distância focal) use um tripé.

Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/o-guia-da-fotografia-de-comida