Dia Internacional do Planeta Terra

Nesta segunda-feira, 22 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Planeta Terra. Esta data foi criada com o objetivo de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger o nosso planeta.

Como reflexão sobre o Dia da Terra, compartilharmos trechos de um texto do Greenpeace Brasil, além de um vídeo produzido pela ONG em 2010.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ep9MFiWXR8M&feature=player_embedded]

“Nosso planeta enfrenta o maior desafio já visto pela humanidade. Nossas florestas são derrubadas e queimadas; nossos oceanos, explorados e poluídos em um ritmo alucinado. Caça de baleias, poluição tóxica, queima de carvão e uso de energia nuclear ameaçam a qualidade e até mesmo a sustentabilidade da vida em todo o planeta. Ao longo dos anos, tivemos um impacto positivo no mundo ao testemunhar pacificamente e convencer políticos e empresários a mudarem muitas práticas danosas ao planeta. Aumentamos o grau de proteção de grandes extensões de terra, ao colocar em prática leis ambientais e inspirar pessoas influentes na indústria, no governo e na ciência para preferirem o planeta às ambições financeiras. A Terra precisa de mais pessoas como você, que se preocupa com o ambiente. Pessoas que usarão suas vozes para defendê-la e que tomarão atitudes para protegê-la. Um futuro mais verde e pacífico é possível. A Terra precisa de nossa atenção não apenas no seu dia, mas sempre.”

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Uma-homenagem-a-Terra/