Alimentos indispensáveis para os esportistas

Todo mundo alguma vez já ouviu falar que uma boa alimentação é fundamental para quem pratica esportes.

Por isso, aproveitamos que hoje é o Dia do Esportista para publicar uma matéria que explica a relação entre os alimentos e as atividades físicas.

2

Alimentação antes e depois do treino

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter um corpo saudável. Academias lotadas, parques com pessoas caminhando, correndo, pedalando. Estamos na era da vida saudável. Muitas questões surgem quando começamos a praticar exercícios, uma delas é referente à alimentação antes e depois do treino.

Conversamos com a nutricionista Alessandra Coelho, que abordou pontos importantes sobre esse tema. Vale destacar que tanto a alimentação como a hidratação é fundamental para quem faz exercícios. Acompanhe a entrevista:

“A alimentação pré e pós-treino é extremamente importante no plano alimentar de um praticante de atividade física. É esta alimentação que fará com que o atleta tenha melhor rendimento, melhor recuperação e menor risco de lesão muscular. A alimentação pré-treino visa basicamente fornecer a energia para a realização do exercício. Já no pós-treino, sugere-se uma alimentação equilibrada com nutrientes necessários para repor a energia perdida durante o exercício e favorecer a recuperação dos tecidos”, explica a nutricionista.

Alimentos indispensáveis – dicas da nutricionista
Antes do exercício, o atleta deve consumir alimentos que forneçam energia para o corpo.  Neste momento, o melhor grupo alimentar é o carboidrato (veja a tabela com alguns exemplos). Após a atividade física, o atleta deve priorizar a recuperação muscular e a recuperação de energia, portanto, deve consumir alimentos fonte de proteína, como leite e derivados (preferir as versões desnatadas/lights); carne vermelha (preferir as mais magras – alcatra, coxão mole, coxão duro, lagarto, baby beef, patinho); carnes brancas (frango, peixe); soja e derivados (por exemplo, extrato de soja);quinua; amaranto etc.

1

Fonte: http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/index.php/saude-bem-estar/alimentacao-antes-e-depois-do-treino-saiba-por-que-e-tao-importante-2/