Alimentação e saúde bucal

Que tal aproveitar esta quinta-feira, quando se comemora o Dia Mundial do Dentista, para conhecer algumas dicas sobre como manter a boca limpinha e saudável?

A alimentação balanceada é um dos importantes aliados da a saúde bucal. Existem alguns alimentos que protegem os dentes, evitando a formação de cáries e outros problemas bucais.

Alimentos que ajudam a preservar a saúde bucal:

1. Chás que controlam a acidez
• Existem alguns chás que possuem efeito antioxidante sobre os dentes, protegendo e deixando-os menos ásperos e mais protegidos. Os chás verdes e pretos são os mais indicados.

2.  Alimentos ricos em cálcio
• As doenças periodontais são causadas pela falta de minerais no organismo. Esses problemas atacam a raiz dos dentes, danificando-os totalmente. Por isso, uma alimentação rica em minerais garante dentes mais fortes.
• Os alimentos ricos em cálcio são obtidos em alimentos como leite e seus derivados. Uma dieta rica nesses alimentos garante a reconstrução do esmalte dos dentes.

3. Fibras
• Os alimentos ricos em fibras ajudam a manter nossos dentes limpos e fortes por exigirem mais tempo para serem mastigados e triturados. Durante esse processo, os restos alimentares são retirados.
• As frutas em geral são excelentes para a saúde bucal (principalmente maçãs), os vegetais, as nozes, legumes, cereais integrais, pães integrais, aveia e cereais em geral.

4. Alimentos ricos em vitamina C
• Para manter o sorriso bonito é preciso ter gengivas saudáveis. A vitamina C ajuda na formação de colágeno (tecido gengival), um componente indispensável das gengivas. Alimentos como goiaba, tomate, acerola, laranja e limão, são excelentes fontes de vitaminas.

Fontes: http://www.mundodastribos.com/saude-bucal-alimentos-apropriados.html e http://www.mundodastribos.com/alimentos-que-ajudam-a-preservar-a-saude-bucal.html