Dia da Saúde e Nutrição

No dia 31 de março celebra-se o Dia da Saúde e Nutrição. Por isso, compartilhamos aqui no blog um texto enviado pela colaboradora Eliziane de Oliveira. Boa leitura!

Importância da alimentação e nutrição

Alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm nutrientes através de alimentos para desenvolver suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e  reprodução. Com essa afirmação, fica clara a importância da nutrição na vida de qualquer ser vivo. É do alimento que o nosso corpo retira a energia necessária para realizarmos todas as atividades do dia, ele serve para prevenção, manutenção e restauração do organismo.

O alimento em si proporciona bem mais que a saciedade física. É ao seu redor que giram ciclos sociais, familiares, comemorações e o convívio diário entre as pessoas. Sendo assim, a comida também está relacionada com o bem-estar psíquico, pois pode proporcionar felicidade, afeto, recompensa, lembranças.  Ou seja, também podemos afirmar que o alimento serve como nutriente para nosso estado emocional.
Para obter uma alimentação adequada, basta compreender que o nosso corpo precisa de um número “x“ de nutrientes e de energia, e que a falta ou excesso dos mesmos podem ocasionar distúrbios e doenças. Ter refeições variadas, ricas em cores, texturas e sabores, bem porcionadas e quantificadas durante o dia, ajudam o organismo a atingir suas necessidades.

Mas ninguém melhor do que um profissional da área para auxiliar neste processo, que parece tão simples mas que é bem complexo. Por isso, sempre consulte um nutricionista.

Eliziane de Oliveira
Acadêmica de Nutrição
Estagiária Extra-Curricular na Refeições Ao Ponto – Matriz