SAÚDE EM DIA

Dia Nacional da Saúde

Em 05 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Mas, devemos cuidar dela todos os dias.

O tema elegido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), esse ano, é um alerta sobre o micróbio resistente. A proliferação dos micro-organismos resistentes requer atenção das autoridades governamentais e dos profissionais da área da saúde.

O uso indiscriminado de medicamentos tornou os micro-organismos resistentes à maioria dos antibióticos. O avanço do contágio ameaça pacientes em tratamento de doenças crônicas, em cirurgias e com imunidade mais baixa (gestantes, crianças e idosos).

Como a forma de contágio é transmitida por contato, principalmente pelas mãos, a prática de higienização correta das mãos é uma arma imprescindível  para o controle da transmissão.

Estudos comprovam que grande parte dos profissionais da área de saúde não seguem a orientação de lavagem das mãos com água e sabão, antes e após o atendimento de pacientes, como recomendado. Os motivos alegados são vários: falta de tempo, falta de estrutura, intolerância aos produtos e esquecimento. A utilização de álcool em gel também é recomendada eficaz.

Nós, nutricionistas, que atuamos como gerentes de equipes que lidam diretamente com alimentos e atendimento de pessoas, temos o dever de levar informação, treinamento e conscientização sobre a importância da lavagem correta das mãos aos colaboradores e clientes, pois essa simples e importante prática pode salvar vidas.

Jane M.C.Fanezze
Nutricionista – CRN 2267