SAÚDE EM DIA

DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Essa é uma doença de difícil diagnóstico, podendo demorar anos para ser detectada. Os exames mais comuns são de sangue, mas estes não são suficientes para um diagnóstico preciso. O método mais indicado de exame é a endoscopia com biópsia, na qual é retirada uma amostra do tecido do intestino delgado para analisar os vilos que revestem a parede do intestino.

Os sintomas mais comuns da doença celíaca são diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso. Esses sintomas são facilmente confundidos com os de outras patologias, muitas vezes levando ao diagnóstico equivocado e ao tratamento errado.

Para o tratamento, é necessário evitar por toda a vida alimentos que contenham glúten em sua composição (pães, cereais, bolos, pizzas e outros produtos alimentícios, ou aditivos que contenham trigo, centeio, aveia e cevada). Já existe uma lei que obriga os fabricantes a informar nos rótulos de seus produtos se estes contêm ou não glúten. Portanto, deve-se ler o rótulo antes de comprar o produto.

Para substituir as “farinhas proibidas” há opções como fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de fubá.

Para ajudar a família a se ajustar a essa dieta radical, é indicada a orientação de uma nutricionista e de grupos de apoio. Mesmo assim, pode-se levar vários meses até  acostumar-se com essa dieta radical.

RECEITA DE PÃO DE BATATA

Ingredientes:
– 2 tabletes de fermento para pão;
– 1 colher de sopa de açúcar;
– 1 copo (150ml) de leite morno;
– 1 caixa (200gr) de creme de arroz;
– 1 caixa (200gr) de fécula de batata;
– 2 colheres de sopa de margarina;
– 3 ovos;
– 1 colher (sobremesa) de sal;
– 2 batatas grandes cozidas.
Modo de preparo:
Misture o fermento com o açúcar e ½ caixa de creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela, amasse as batatas, junte a margarina, o leite, o resto do creme de arroz, a fécula, os ovos e o sal. Misture bem, junte esta mistura com a que estava descansando. Unte a forma e polvilhe com o creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos e asse em forno pré-aquecido por 50 minutos.

Emanuelli Simon
Nutricionista CRN 9524D