Arquivo do mês abril 2013

Homenagem para a Souza Cruz

Conforme noticiamos ontem aqui no blog, foi com orgulho que a Refeições Ao Ponto participou das comemorações pelos 110 anos da Souza Cruz no Brasil.

Como forma de externar a homenagem para a Souza Cruz, a Ao Ponto publicou anúncios que destacam os expressivos números que marcam esta bem-sucedida parceria.

Os anúncios foram veiculados nos jornais Riovale e Gazeta do Sul, ambos de Santa Cruz do Sul.

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Souza Cruz 110 anos: parabéns!

No dia 25 de abril, a Souza Cruz festejou um importante acontecimento: os 110 anos de história no Brasil.

O aniversário foi muito comemorado nas unidades da Souza Cruz nas quais a Ao Ponto está presente.

As imagens abaixo são do restaurante localizado na Souza Cruz de Santa Cruz do Sul. Na ocasião, a Ao Ponto expôs um banner com uma mensagem de parabenização.

Aproveitamos o post para reiterar nossa alegria por participar deste momento, reforçando nossa homenagem pelos 110 anos!

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Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

A Hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença séria e silenciosa, que pode acometer crianças, jovens e adultos. Essa doença pode desencadear males que envolvem o sistema circulatório, desde um infarto até um derrame cerebral.

Apesar de grave e de não ter cura, a Hipertensão pode ser controlada ou até mesmo evitada com uma efetiva mudança de hábitos alimentares. Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, quem já apresenta pressão alta deve ter uma dieta que privilegia alimentos ricos em potássio, omega 3 e outras substâncias vasodilatadoras que facilitam a circulação sanguínea.

Frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais são alguns dos alimentos que devem estar sempre presentes na sua mesa. Por isso, trouxemos uma listagem de alguns alimentos e seus atributos benéficos:

SUCO DE UVA: elimina os radicais livres e relaxa os vasos sanguíneos.

LINHAÇA E CÁPSULAS DE ÓLEO DE PEIXE: produtos ricos em ômega 3.

CÁPSULAS DE ÓLEO DE ALHO: Aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos.

CEREAIS INTEGRAIS: ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e são ricos em magnésio.

FEIJÕES, ERVILHA SECA E BANANA PASSA: ricas em potássio, ajudam a regular a quantidade de água dentro das células, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo.

SEMENTE DE GERGELIM, AVEIA, SOJA E DERIVADOS: fontes de cálcio, relaxam os vasos sanguíneos.

OLEAGINOSAS (castanha de cajú, castanha do pará, nozes, avelã, pistache): fontes de gorduras insaturadas, magnésio e possuem propriedades vasodilatadoras.

GÉRMEN DE TRIGO E ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante.

LECITINA DE SOJA: previne danos nas artérias.

SAL LIGHT: menos sódio que o sal comum, diminui a retenção de líquidos.

ERVAS: (salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho) temperos naturais que podem substituir o sal, reduzindo a ingestão de sódio.

LEITE E DERIVADOS: fontes de cálcio, funcionam como hipotensor, ou seja, atuam na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimulam a eliminação de sódio. Apesar dos benefícios,  devem ser consumidas, preferivelmente, as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

Adicione estes itens a sua lista de compras e tenha uma vida muito mais saudável.

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Dia do Chimarrão

O 24 de abril é a data comemorativa de um dos importantes símbolos do Rio Grande do Sul, o chimarrão. Trata-se de um hábito considerado saudável por suas propriedades digestivas e estimulantes. A bebida é servida em cuia e feita com erva-mate, sobre a qual se derrama água quente. Para amenizar o seu gosto amargo, algumas pessoas misturam açúcar ou chá. É uma tradição que promove a amizade, porque costuma ser saboreada em grupo, formando as rodas de chimarrão.

As origens históricas do chimarrão estão ligadas a culturas indígenas. Também existe a lenda de que os soldados espanhóis que chegarem à foz do Rio Paraguay, em 1536, ficaram muito impressionados com a fertilidade da terra às margens do rio, fundando assim a primeira cidade da América Latina: Assunción de Paraguay. Devido às saudades de seus familiares, os desbravadores costumavam tomar porres e, a fim de curar suas bebedeiras, começaram a tomar a erva-mate por notar que ela aliviava a ressaca. A erva-mate teria chegado ao Rio Grande do Sul transportada na garupa dos guerreiros daquela época.

Dicas de como preparar um bom chimarrão:

* Preencha a cuia com dois terços de erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou, até mesmo, as próprias mãos para tapar a cuia;

* Na parte vaga, você deve colocar a água morna (apenas para começar o chimarrão). Colocando água morna, não se queima a erva e o chimarrão não fica amargo;

* Tape a boca da bomba com o dedo polegar e a coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque o chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, o chimarrão estará pronto;

* Agora, só falta saborear o delicioso mate. Se preferir, use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento. Dessa forma, você se concentra, unicamente, em apreciar o sabor do chimarrão.

Fonte: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=9&p_secao=60

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Dia Internacional do Planeta Terra

Nesta segunda-feira, 22 de abril, celebra-se o Dia Internacional do Planeta Terra. Esta data foi criada com o objetivo de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger o nosso planeta.

Como reflexão sobre o Dia da Terra, compartilharmos trechos de um texto do Greenpeace Brasil, além de um vídeo produzido pela ONG em 2010.

“Nosso planeta enfrenta o maior desafio já visto pela humanidade. Nossas florestas são derrubadas e queimadas; nossos oceanos, explorados e poluídos em um ritmo alucinado. Caça de baleias, poluição tóxica, queima de carvão e uso de energia nuclear ameaçam a qualidade e até mesmo a sustentabilidade da vida em todo o planeta. Ao longo dos anos, tivemos um impacto positivo no mundo ao testemunhar pacificamente e convencer políticos e empresários a mudarem muitas práticas danosas ao planeta. Aumentamos o grau de proteção de grandes extensões de terra, ao colocar em prática leis ambientais e inspirar pessoas influentes na indústria, no governo e na ciência para preferirem o planeta às ambições financeiras. A Terra precisa de mais pessoas como você, que se preocupa com o ambiente. Pessoas que usarão suas vozes para defendê-la e que tomarão atitudes para protegê-la. Um futuro mais verde e pacífico é possível. A Terra precisa de nossa atenção não apenas no seu dia, mas sempre.”

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Uma-homenagem-a-Terra/

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ENQUETE

Dizem que os temperos, as especiarias e as ervas aromáticas são a alma de uma boa receita. Quais os seus preferidos na hora de cozinhar?

“Adoro os temperos, especiarias e ervas, pois eles aguçam o olfato, estimulando o paladar. Usando da forma certa, é sucesso na receita.  Aqui no Maranhão temos uma culinária própria, onde usamos temperos que caracterizam tal. Os mais usados são coentro, pimenta de cheiro, óleo de babaçu, coloral…  Mas gosto de coisas diferentes e ousadas, como usar canela para temperar o frango assado, colocar cravo da índia em doces de frutas, gengibre na carne suína. Claro que tudo usado com moderação.”

MAYANNA ANDRADE
Nutricionista na Unidade AMBEV – São Luis – MA

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“As especiarias e temperos em geral são responsáveis por dar um toque especial aos pratos e também por realçar o sabor dos alimentos. São imprescindíveis em uma boa cozinha. Mas é preciso ter cuidado na combinação de temperos e na quantidade utilizada para que os sabores não se misturem e “estraguem” um prato.  Os mais comumente usados são tempero verde (cebolinha), alho, manjericão, pimenta (biquinho e do reino), açafrão e curry.”

EMANUELLI SIMON
Nutricionista na Unidade Premium – Santa Cruz do Sul – RS

Emanuelli

“São os temperos que dão aquele toque especial à preparação. Sempre é necessário utilizar com moderação para que o tempero não domine o sabor do prato. Os temperos que mais utilizamos em pratos salgados são o orégano, alho e sal. São temperos básicos, mas utilizados na medida certa dão aquele sabor de comidinha caseira! Nos doces tradicionais do Sul, como a Ambrosia e o Arroz de leite, não pode faltar o cravo e a canela!”

LAÍS GREHS
Nutricionista na Unidade Souza Cruz – Santa Cruz do Sul – RS

Laís Grehs

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Muito Além do Peso

Muito Além do Peso (Way Beyond Weight) é um documentário que discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

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Com 84 minutos de duração e censura livre, o documentário conta com a participação de Jamie Oliver, Amit Goswami, Frei Betto, Ann Cooper, William Dietz, Walmir Coutinho, entre outros. “Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças” Jamie Oliver.

A versão oficial do documentário pode ser baixada gratuitamente, para exibições não-comerciais e sem fins lucrativos, no site http://www.muitoalemdopeso.com.br, onde é possível ver os extras do filme, entrevistas e matérias publicadas na imprensa.

O vídeo também está disponível no Youtbe. Para assisti-lo, é só dar o play na imagem abaixo.

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Registros de Páscoa no Estaleiro Detroit

A Páscoa sempre é uma das datas mais comemoradas nos restaurantes da Ao Ponto espalhados pelo Brasil.

Hoje recebemos as imagens da comemoração realizada no cliente Estaleiro Detroit, em Itajaí, Santa Catarina.

No dia 28 de março, 1.305 refeições foram servidas com um cardápio especial, com peixe à milanesa, moqueca de peixe, pirão de peixe, guisado à Olinda, batata gratinada, buffet de saladas e Chandelle de chocolate.

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