Sustentabilidade

Responsabilidade social

A Ao Ponto considera fundamental promover ações no campo da responsabilidade social e colaborar para a construção de uma sociedade melhor para todos. Por essa razão, a empresa apoia ações como o Projeto Pescar, no qual as empresas abrem espaço, em suas dependências, para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social. O projeto é realizado em parceria com clientes, em caráter voluntário.

A nível local, a empresa também apoia entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, a Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame) e o Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM).

Responsabilidade ambiental

A política de sustentabilidade da Ao Ponto compreende, por exemplo, o uso de energia solar no aquecimento de água na matriz. Essa ação gera economia significativa de GLP e colabora com a preservação do meio ambiente. O sistema conta com uma área de 87m2 de coletores solares e dois reservatórios térmicos verticais, totalizando 5 mil litros de água quente. Com isso, a Ao Ponto deixa de lançar na atmosfera 31 toneladas de CO2 por ano. Outras ações de responsabilidade ambiental são desenvolvidas, entre as quais é possível citar:

  • Coleta do óleo utilizado nas cozinhas:
    Ação realizada por empresa especializada e credenciada neste serviço. Além disso, há uma séria política de tratamento aos resíduos sólidos produzidos em cada restaurante, para que ocorra o correto descarte, evitando poluição ao meio ambiente.
  • Sistema de Gestão Ambiental:
    A empresa monitora e mede a geração de resíduos orgânicos nos seus processos de produção e de consumo. O processo ocorre através de assessoria de empresa contratada, com base na legislação, permitindo determinar e executar ações de tratamento aos impactos ambientais.
  • Redução do consumo de água:
    A Ao Ponto concentra todos os seus esforços na redução do consumo desse recurso, considerado um dos principais aspectos ambientais da empresa.
  • Programa anual de capacitação:
    O principal tópico é a Gestão Ambiental. O conteúdo do programa é focado não só nas ações operacionais, mas também em oferecer informações para que os colaboradores possam levar o conhecimento a seus familiares e demais pessoas de suas relações.