Que tal fazer a refeição em família?

Neste domingo, quando se comemora o Dia Nacional da Família, compartilhamos um texto que aborda a importância das refeições junto aos familiares.

aoponto

O convívio familiar na hora das refeições é bem-vindo ao combate a obesidade, segundo um estudo do periódico científico Pediatrics, da Academia Americana de Pediatras. Para chegar a essa conclusão, os estudiosos analisaram hábitos alimentares de mais de 182 mil crianças e adolescentes.

Pesquisas também reforçam a importância de reunir a família em volta da mesa para prevenir outros males. Um estudo realizado pelo National Center on Addiction and Substance Abuse, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aponta a diminuição na incidência de  uso de drogas e nos distúrbios alimentares. Ou seja, há ganhos tanto para a saúde física quanto para a mental. É que, entre pratos, nos aproximamos um pouquinho mais da família – e o reflexo da sensação de acolhimento à mesa se evidencia no humor e até mesmo na autoestima.

Psicólogos explicam que jantares, almoços e mesmo os desjejuns são uma oportunidade de dialogar. Assim, questões mais difíceis ou delicadas são discutidas e o desabafo faz o estresse diminuir e o sono ficar mais tranquilo.

A dica dos especialistas é incluir esses momentos no cotidiano, e não apenas em datas especiais. 

Fonte: http://www.trigoesaude.com.br/alimentacao-saudavel/refeicao-familia.shtml