Dia do Meio Ambiente: Pensar.Comer.Conservar

Hoje, estão acontecendo no mundo todo as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece sempre no dia 5 de junho.

Este ano, o tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente é Pensar.Comer.Conservar. O tema convida a todos a reduzir a pegada alimentar, tornando-se mais consciente do impacto ambiental do desperdício e da perda de comida por todo o ciclo de abastecimento.

O blog Ao Ponto irá abordar este importante tema no post de hoje, amanhã e sexta-feira, compartilhando conteúdos apresentados pela PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

1

Pensar.Comer.Conservar.

Pensar.Comer.Conservar é uma campanha contra a perda e o desperdício de alimentos que procura estimular todos a diminuir suas pegadas de carbono. De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), 1.3 bilhões de toneladas de comida são desperdiçados. Este número é equivalente à quantidade de alimentos produzidos em toda a África Subsaariana. Ao mesmo tempo, 1 em cada 7 pessoas do mundo sofre de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças menores de 5 anos morrem de fome.

Devido a estes enormes contrastes entre estilos de vida e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente, o tema deste ano — Pensar.Comer.Conservar — procura prover maiores informações sobre os impactos ambientais das escolhas que você faz em relação à sua comida e, consequentemente, te convida a tornar-se consciente das suas decisões.

Enquanto o planeta tenta nos fornecer a quantidade necessária de recursos para sustentar 7 bilhões de pessoas (um número que chegará a 9 bilhões até 2050), a FAO estima que um terço da produção global de alimentos é perdida ou desperdiçada. O desperdício de comida significa também desperdício de recursos naturais, contribuindo assim para impactos ambientais negativos.

3

Quando o alimento é desperdiçado, isso também significa que todos os recursos usados para a produção desse alimento também foram perdidos. Por exemplo: são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite. A emissão de gases de efeito estufa das vacas e por toda a cadeia de abastecimento acabam sendo em vão quando desperdiçamos alimentos.

Tomar decisões conscientes significa, por exemplo, que você pode selecionar alimentos que têm menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos que não usam produtos químicos no processo de produção. Você também pode optar por comprar alimentos produzidos localmente, o que significa que os alimentos não foram importados de outras partes do mundo, assim reduzindo a quantidade de emissões.

Portanto, é importante pensar antes de comer e, assim, ajudar a conservar o nosso meio ambiente.