Cinema e gastronomia

Para marcar o Dia Mundial do Cinema, comemorado nesta segunda-feira, fizemos uma lista com algumas boas dicas de filmes que abordam a temática da gastronomia.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Willy Wonka (Johnny Depp) é dono da maior fábrica de doces do mundo. Ele faz um concurso mundial para que cinco crianças visitem sua fábrica e descubram as magias que suas portas escondem. Mal sabem elas que essa aventura avaliará também seu caráter.
Gênero: Aventura
Ano: 2005
País de origem: Estados Unidos
Duração: 111min

ESTÔMAGO
A história é inspirada no conto “Presos pelo Estômago”, do livro “Pólvora, Gorgonzola e Alecrim”, de Lusa Silvestre. Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas, Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).
Gênero: Drama
Ano: 2007
Nacionalidade: Brasileira/Italiana
Duração: 112min
Classificação etária: 16 anos

RATATOUILLE
Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a ideia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
Gênero: Desenho Animado
Ano: 2007
País de origem: Estados Unidos
Duração: 96min

JULIE E JULIA
Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas… Até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível. A trama de Julie e Julia evolui na cozinha, mostrando a chef Julia Child (Meryl Streep) tentando publicar um livro com receitas francesas para americanos. Enquanto isso, anos depois, Julie Powell (Amy Adams) tem o objetivo de seguir todas as receitas do livro em 365 dias, passando por situações gastronômicas hilárias, buscando elevar sua auto-estima e completar um desafio em sua vida.
Gênero: Comédia Dramática
Ano: 2009
País de origem: Estados Unidos
Duração: 123min
Classificação etária: 12 anos

TOAST
“Toast” conta a história de um garoto que, na década de 1960, encontra na culinária uma maneira de lidar com a morte da mãe e com as relações familiares. O Filme é na verdade a biografia do chef inglês Nigel Slater. A mãe dele não é capaz de fazer nada mais elaborado do que torradas na cozinha, a família vive de comida enlatada e Nigel passa a infância sonhando com livros de receita e comida de verdade. Quando a mãe morre, seu pai arranja uma empregada que cozinha divinamente bem, e a cozinha vira território de guerra entre os dois. O Filme conta com a talentosíssima Helena Bonham Carter.
Gênero: Comédia Dramática
Ano: 2010
País de origem: Reino Unido
Duração: 96min

SEM RESERVAS
Além de ver os bastidores de um grande restaurante em Manhattan, na cozinha deste filme o romance é o principal ingrediente. Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é uma chef perfeccionista que leva a profissão como tudo na vida. Tanta rigidez é colocada à prova com a chegada de sua sobrinha Zoe (Abigail Breslin) e do sub-chef Nick (Aaron Eckhart). Entre vinhos e receitas com inspiração francesa eles engatam um romance.
Gênero: Comédia romântica
Ano: 2007
País de origem: Estados Unidos
Duração: 103min

A FESTA DE BABETTE
Dois adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor. Seu banquete impressiona os convidados. Babette havia sido chef de cozinha e trabalhado no chique Café Anglais (que existiu de verdade).
Gênero: Drama
Ano: 1987
País de origem: Dinamarca
Duração: 102min

CHOCOLATE
Em 1959, Vianne (Juliette Binoche) se muda com a filha para uma pequena cidade francesa e abre uma loja de bombons e chocolates com guloseimas de dar água na boca. Mas ela enfrenta oposição: é mãe solteira, trabalha aos domingos e prepara doces que fazem qualquer um ceder à tentação da gula. Alguns moradores planejam expulsar Vianne da cidade, temendo que ela perturbe a moral do lugar. Tem início um confronto entre os conservadores e os que desejam o sabor recém-descoberto.
Gênero: Romance
Ano: 2000
País de origem: Estados Unidos
Duração: 122 min

Fontes:
http://www.colheradacultural.com.br/
http://www.cambury.edu.br/blog/gastronomiaeeventos/

Existem outros inúmeros filmes interessantes que têm a gastronomia como assunto principal (ou como pano de fundo). Que tal enviar as suas sugestões? =)