Dia do Feirante

O Dia do Feirante é comemorado em 25 de agosto, data que marcou a realização da primeira feira livre no país, no Largo General Osório, em São Paulo, no ano de 1914.

A ideia surgiu dos produtores quando, após fazerem as vendas de seus produtos para donos de restaurantes e mercearias, não sabiam o que fazer com as mercadorias que restavam. Assim, tentavam vendê-las a preços mais baixos, diretamente para a população.

O sucesso das feiras livres foi tão grande que persistem até os dias de hoje. Além das folhagens, leguminosas, ovos e frangos, também são comercializados vários outros produtos em barracas, como pastéis, caldo de cana, defumados como linguiças e carnes, queijos, doces, salgadinhos e farinhas.

O trabalho na produção de hortaliças e verduras não é tarefa fácil. É necessário cuidar do preparo da terra, adubando-a, plantar as sementes quando a terra estiver pronta, regar todos os dias, tirar as pragas, bater pesticidas ou produtos naturais que eliminam os bichinhos, colher, separar os alimentos, encaixotá-los ou amarrá-los fazendo os manolhos (pacotes), dando condições aos produtos de serem comercializados.

Além de produtos bons e bonitos, outra forma de chamar a atenção é como os feirantes abordam a clientela, com brincadeiras, cantadas e gritos.

Fonte: www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-feirante.htm