Alimentação no inverno

Com esse frio, surge a vontade de ficar embaixo das cobertas, vendo um filme e, lógico, comendo algo gostoso, como uma pipoquinha. Mas por que será que no frio sentimos tanta vontade de comer? Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que o nosso corpo está mais lento do que no verão?

É exatamente ao contrário!

No verão, temos a impressão de gastar mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo está fazendo é liberar o calor que está “sobrando”. No inverno, a temperatura “cai”. Assim, o corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea.

Para repor esta energia, o nosso corpo “pede” comida, já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. Por isso, no inverno sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo, como um chá. E aí logo vem o desejo de tomar chá com torrada ou biscoito. O mesmo acontece com a sopa, que sempre vem acompanhada por um pão.

O que tem que ficar claro é que o desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças. Se, por exemplo, o inverno lembra queijos variados, e você não controlar a quantidades destes petiscos, o equilíbrio do corpo entre o que se come e o que de gasta não ficará equilibrado.  Portanto, se não tomarmos cuidado, o ponteiro da balança subirá mesmo que não percebamos, já que as roupas de inverno são mais largas.

Outro agravante é a preguiça que temos em fazer exercícios no frio, como ir a uma academia. Se o seu objetivo é emagrecer, aproveite que o corpo está gastando mais energia e programe-se para perder uns quilinhos. Reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física. Anime-se!

Fonte: http://www.anutricionista.com/alimentacao-no-inverno.html