SIPAT Ao Ponto foi um sucesso!

Aconteceu entre os dias 07 e 11 de novembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT na Refeições Ao Ponto. Tendo como tema: “Proteja suas mãos”, o evento atingiu seu objetivo principal, que foi orientar e relembrar os colaboradores sobre a importância da PREVENÇÃO e da ANTECIPAÇÃO com relação aos acidentes nos locais de trabalho.

Durante a semana, em conjunto com a sua CIPA – Segurança do Trabalho, com a Secretaria de Saúde (CEMAS) e com o Hospital Ana Nery, a Ao Ponto proporcionou aos funcionários vários treinamentos e palestras. Um desses momentos foi o Desfile de EPI´s, no qual funcionários de diferentes setores – envolvendo a administração, RH, produção, estoque, manutenção e linha de frente – desfilaram mostrando os equipamentos de proteção que devem ser utilizados durante o desempenho das tarefas, com o objetivo de evitar acidentes e para manter a integridade física dos trabalhadores.

Na sequência, a assistente social Maria Cristina, do CEMAS, comentou sobre a importância da prevenção das DST’s (doenças sexualmente transmissíveis), apresentando estatísticas atuais e explicando as formas de contágio e de prevenção.

No segundo dia, realizou-se uma dinâmica de grupo baseada nos cuidados que os trabalhadores devem ter com suas mãos, enfatizando a importância da avaliação da tarefa antes de executá-la e lembrando do uso dos EPI adequados, em especial as luvas de proteção. Na ocasião, os colaboradores deixaram suas marcas, ou seja, a marca das mãos nos aventais de tecido.

Em seguida aconteceu o treinamento sobre situações de emergência que podem acontecer nos locais de trabalho, como a evacuação/abandono de área (alarme, rotas de fuga, fila, caminhos a percorrer, pontos de encontro/áreas de refúgio).

No terceiro dia, os integrantes da Cozinha Central receberam um treinamento específico sobre situações e brigada de emergência, bem como evacuação de área.

No encerramento, tratou-se da preocupação com a saúde dos funcionários, tendo como palestrante a enfermeira Cleusa, do Hospital Ana Nery, que falou sobre a prevenção ao câncer de mama. Evidenciou-se também o envolvimento da direção da Ao Ponto, representada pelo Sr. José Augusto Lawisch, que convidou os participantes a compartilhar os conhecimentos adquiridos em seus locais de trabalho e com seus familiares.

As atividades da SIPAT foram encerradas com sorteios de brindes e com um gostoso cooffe para os participantes!

A  Semana Interna de Prevenção de Acidentes resultou de um trabalho em equipe, um esforço de todos. Agradecemos aos participantes e a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para mais este evento Ao Ponto.

Joni dos Santos – Técnico em Segurança