TÁ NA MESA – MACARRÃO COM CAMARÃO E ERVILHA-TORTA

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia do Macarrão. Considerado um dos mais antigos e versáteis alimentos, o macarrão é um prato saboreado em muitas mesas do Brasil e exterior. Segundo os chefs, uma receita deliciosa de macarrão precisa sempre contar com uma farinha de ótima procedência e o preparo de um molho que envolva e valorize o sabor. A Ao Ponto apresenta abaixo uma saborosa e fácil receita de macarrão com camarão e ervilha-torta. Uma excelente maneira de comemorar essa data.


MACARRÃO COM CAMARÃO E ERVILHA-TORTA

Ingredientes:
450g de macarrão tipo linguine
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) azeite com pimenta
700g de camarão médio, limpo
450g de ervilha-torta
2 dentes de alho grandes, amassados
400ml de vinho branco seco
60ml da água do cozimento do macarrão – reservada
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano natural
1/3 xícara de manjericão fresco picado

Modo de preparo:
Em uma panela grande, coloque água e sal para ferver, cozinhe o macarrão por 8 a 10 minutos ou até que ele esteja al dente. Escorra o macarrão, deixando separado 60ml da água do seu cozimento.

Em uma frigideira ou wok, em fogo médio, aqueça o azeite de oliva e o azeite com pimenta. Ponha o camarão, a ervilha-torta e o alho. Cozinhe por 2 minutos, mexendo os ingredientes, ou até que o camarão comece a ficar rosado. Retire do fogo e reserve.

Coloque o vinho na frigideira e deixe que ferva, quando o vinho estiver reduzido em 1/3 da sua quantidade, retorne o camarão, a ervilha e o alho à frigideira. Acrescente a água do cozimento do macarrão e cozinhe até que o camarão esteja mais rosado. Retire do fogo e adicione a manteiga, o suco de limão e o manjericão.

Junte ao macarrão cozido e sirva.

Rendimento: 8 porções

Bom apetite!