20 de setembro – Revolução Farroupilha completa 176 anos

Hoje, 20 de setembro, é uma data especial, que retrata bem a cultura e a tradição gaúcha, pois celebra a Revolução Farroupilha. Em alusão aos 176 anos do maior evento revolucionário do pampa gaúcho, as celebrações farroupilha mantêm vivas na memória do povo gaúcho o ideal de liberdade que motivou a Guerra dos Farrapos entre os anos de 1835 e 1845. Abaixo um texto que aborda os principais aspectos da Revolução Farroupilha.

Para comemorar o 20 de setembro com um delicioso e típico prato da gastronomia gaúcha, veja a receita de Matambre Recheado publicada no post de ontem.

SAGA FARRAPA MARCOU O RIO GRANDE

As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

As comemorações do Movimento Farroupilha, que até 1994 restringiam-se ao ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e ao feriado municipal em algumas cidades do interior, ganharam mais um incentivo a partir do ano 1995. Definida pela Constituição Estadual com a data magna do Estado, o dia 20 de setembro passou a ser feriado. O decreto estadual 36.180/95, amparado na lei federal 9.093/95, especifica que “a data magna fixada em lei pelos estados federados é feriado civil”.

“Ser gaúcho não é ter um lenço vermelho ao redor do pescoço, nem usar vestidos como as prendas, é muito mais do que isso, ser gaúcho é ter no coração o orgulho de ser daqui”.