TÁ NA MESA – PÁSCOA

O peixe é um dos ingredientes mais tradicionais na Páscoa, e o bacalhau parece não sair de moda, sendo quase que sinônimo de receita de Páscoa no Brasil. Então, confira agora uma deliciosa receita de Bacalhau com nata, perfeita para ser preparada nesta época especial.

BACALHAU COM NATA

Ingredientes:
600 gramas de bacalhau
1 cebola picada
2 dentes de alho
4 batatas médias
1 talo de alho-poró
½ litro de nata (3 latas creme de leite sem soro)
1 ovo
Queijo parmesão
Coentro (opcional)
Azeite
Azeitona preta

Modo de preparo:
1. Deixe o bacalhau de molho em água até o sal ficar ao gosto (cerca de 24 horas).

2. Em uma panela, coloque o azeite, doure o alho, a cebola e o alho-poró; em seguida, coloque o bacalhau e deixe dourar.

3. Pegue as batatas, corte em cubos e frite à parte. Depois, acrescente as batatas ao bacalhau já dourado. Só então coloque o coentro (a gosto) juntamente com a nata ou o creme de leite. Misture tudo.

4. Bata 1 ovo inteiro e pincele o bacalhau, espalhe um pouquinho de parmesão por cima e decore com azeitonas pretas.

5. Coloque para gratinar no forno durante 30 minutos, até virar uma casquinha bem crocante.

6. Sirva com uma bela salada de alface.

Dica do Chef:
O melhor momento para retirar a pele do bacalhau é quando ele ainda está salgado e seco. Levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes.

Curiosidade:
O alho-poró (Aliam porém) parece uma cebolinha verde que nasceu demais, com um caule comprido, branco e macio. Pertence à família das liliáceas, a mesma do alho, da cebola e da cebolinha. No Brasil, o alho-poró atinge seu auge entre março e junho. Com o talo branco preparam-se pratos que podem ser servidos quentes ou frios, como cremes, sopas, refogados, quiches e tortas. As folhas verdes, mais duras, destinam-se à preparação de caldos aromáticos.